“Vermelhos que Sangram na Luta” continua em cartaz em espaços culturais de São Paulo

Espetáculo de dança-performance traz elementos das artes plásticas e dá continuidade à trilogia "Vestidos de Noiva" - manchando vestidos de casamento de vermelho

  • Data: 30/11/2022 11:11
  • Alterado: 15/08/2023 18:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: coletivo Ana Maria Amarela
“Vermelhos que Sangram na Luta” continua em cartaz em espaços culturais de São Paulo

Vermelhos que Sangram na Luta

Crédito:Castello Spada

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Até o dia 12 de dezembro, o coletivo Ana Maria Amarela apresenta, em frente a dez espaços culturais de São Paulo, a estreia de Vermelhos que Sangram na Luta. O espetáculo de dança, que integra a trilogia Vestidos de Noiva, traz cenas que questionam e tensionam os lugares assumidos pela hegemonia cultural vivida no mundo contemporâneo. A idealização é de Diego Castro e a direção de Luan Afonso. Ambos também entram em cena ao lado de Dani Barsoumian e Douglas Campos.

Após o primeiro espetáculo baseado no estudo da cor branca (O que restou do branco, de 2016), em que o grupo questiona as estruturas normativas de gênero, signos dos  vestidos de noiva e também a branquitude; a segunda parte da trilogia, Vermelhos que Sangram na Luta, chega com a proposta de investigar o que acontece depois de “sujar de vermelho os vestidos brancos”. A ideia é criar um tensionamento, uma violação, como se fosse o rompimento de uma estrutura que possibilite a chegada a um novo lugar na pesquisa do coletivo Ana Maria Amarela.

Nessa acepção, o grupo discute, também, a partir da cor vermelha, sua relação com a guerra, realidades de classes e a luta de pessoas dissidentes em uma sociedade hegemônica. “Queremos reconhecer os diversos vermelhos do país que também sangraram em suas lutas e entender que há uma luta constante em que seguimos sangrando”, diz Luan Afonso, diretor do espetáculo.

Segundo Luan, os elementos cênicos flertam com as artes visuais e com materialidades que mencionam ou tenham o vermelho como ponto de partida. Ainda assim, a pesquisa corporal é a plataforma central da apresentação. “A performance lida com o presente, com o momento específico do que acontece no aqui e agora. Pesquisamos a arte da ação como linguagem para potencializar o nosso trabalho com a dança”, explica.

Diego Castro, que idealizou a montagem e que também é um dos dançarinos e performers, reforça que o momento político que estamos vivendo é uma parte inevitável da performance, mas sua pesquisa o antecede. “Trata-se (a cor vermelha) de um símbolo que ganhou mais força em face das últimas eleições. Na cena, também usamos máscaras táticas, como metáfora para nossas guerras pessoais, mas que inevitavelmente lembram a luta pela vida, após um momento pandêmico, com suas tantas mortes que se repetem”, reforça ele.

Sinopse

Através do encontro com o público, um grande símbolo de pureza familiar vem sendo alterado: manchas vermelhas são espalhadas nos vestidos de noiva. Luta, sangue, guerra, paixão, fogo, amor. Amor que desloca em chamas que desviam para o vermelho. A denúncia dos corpos violados. Se deflorar era um desejo quase sacro, para o ponto de vista de uma sociedade baseada em conceitos patriarcais, o espetáculo propõe contar o lado de quem sangra. O lado de quem esteve diante do vermelho e que lutou para quebrar os padrões estabelecidos por uma errônea e triste história. Vermelhos que Sangram na Luta integra a segunda parte da Trilogia Vestidos de Noiva, e nos coloca diante do estudo de cores, simbologias e a corporeidade da cor vermelha através da dança.

Serviço

Vermelhos que Sangram na Luta | Grátis

Temporada:

30 novembro e 01 dezembro – Oficina Cultural Oswald de Andrade

Horário: 14h

05 e 06 dezembro – Biblioteca Municipal Monteiro Lobato

Horário:  dia 05 – 10h   e dia  06 –  14h

07 e 08 dezembro – CRD – Centro de referência a dança da cidade de São Paulo

Horário: 16 h

11 dezembro – CCJ – Centro Cultural da Juventude

Horário: 16h

12 dezembro – Biblioteca Municipal Monteiro Lobato

Horário: 14h

Duração: 60 min

Classificação indicativa: Livre

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  • Data: 30/11/2022 11:11
  • Alterado:15/08/2023 18:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: coletivo Ana Maria Amarela









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