Mauá recebeu o Prêmio David Capistrano
Saúde de Mauá ganha prêmio por Experiência Exitosa pela atuação no Serviço de Atenção Domiciliar
- Data: 23/03/2015 18:03
- Alterado: 16/08/2023 17:08
- Autor: Redação
- Fonte: PMM
O objetivo da Mostra é fortalecer a troca de experiências entre as cidades
Crédito:Bruno Prado
O trabalho desenvolvido pela equipe do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) da Secretaria de Saúde de Mauá recebeu o Prêmio David Capistrano na XII Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios. O evento ocorreu em Campos do Jordão juntamente com o XXIX Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, promovido pelo COSEMS, conselho que reúne os secretários da área.
Apenas dez municípios receberam o prêmio, incluindo Mauá, e outros quinze foram indicados para menção honrosa, sendo que foram inscritos mais de 500 trabalhos oriundos de 87 cidades. O objetivo da Mostra é fortalecer a troca de experiências entre as cidades e a premiação é um incentivo e reconhecimento àquelas de mais destaque.
O Serviço de Atenção Domiciliar propicia um cuidado contextualizado com a cultura e dinâmica familiar, evitando hospitalizações e diminuindo o risco de infecções. Para definir os pacientes que podem receber os cuidados do SAD existem critérios de seleção. O trabalho premiado em Mauá foi uma avaliação realizada pela equipe referente aos motivos pelos quais vários encaminhamentos estavam sendo rejeitados.
A partir dos dados levantados foi possível estabelecer calendário de reuniões e discussão de casos com os diversos serviços da rede de saúde. Tal iniciativa resultou em alterações na ficha de encaminhamento e participação da equipe do SAD nas reuniões semanais do Hospital Nardini para avaliação dos pacientes de enfermaria de clínica médica e encontros com outros setores da saúde.
Com este procedimento passou-se a aperfeiçoar e qualificar os encaminhamentos feitos ao SAD, possibilitando melhor utilização do serviço. Toda a ação fortaleceu ainda mais a integração dos vários setores da saúde reforçando a atuação em rede no município. “Este prêmio significa que o município está investindo nas práticas de saúde coletiva para garantir ao cidadão um atendimento resolutivo e de qualidade,” afirma Célia Bortoletto, secretária municipal de saúde. “Esta linha de atuação é fruto do planejamento estabelecido que vem mostrando resultados positivos, pois este é o segundo ano em que recebemos a premiação,” completa Célia.
Atualmente o SAD atende 115 pacientes por mês. A equipe é composta por médico, enfermeiro, fisioterapeuta, nutricionista, fonoaudiólogo, assistente social e auxiliar de enfermagem. A periodicidade das visitas domiciliares é estabelecida através do Projeto Terapêutico Singular (TPS), definido segundo avaliação das condições do paciente.