CPTM recebe Prêmio SP Afro Brasil 2022
CPTM foi reconhecida por suas iniciativas afirmativas alinhadas ao compromisso com Pacto de Promoção da Equidade Racial
- Data: 28/11/2022 13:11
- Alterado: 28/11/2022 13:11
- Autor: Redação
- Fonte: CPTM
Crédito:Governo do Estado de São Paulo
No último sábado (26/11), a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) foi reconhecida com o Prêmio SP Afro Brasil 2022, concedido pelo Centro de Equidade Racial, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), durante o 2º Fórum SP Afro Brasil do Estado de São Paulo.
O Fórum SP Afro Brasil foi realizado com o propósito dialogar com os municípios, conectar ações e propor novos caminhos para o desenvolvimento regional e socioeconômico da cultura afro-brasileira. Enfrentamento do racismo; fomento ao afroempreendedorismo e implantação de políticas públicas de promoção a equidade racial no estado de São Paulo foram pautas do evento, parceria com o Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra e a Coordenação Estadual de Políticas Públicas para População Negra e Indígena.
A premiação leva em conta a contribuição e envolvimento de empresas na promoção de ações para atuar contra a desigualdade em relação às questões raciais. Dentro deste propósito, a CPTM foi indicada ao prêmio por ser signatária do Pacto de Promoção da Equidade Racial e, ao longo deste ano como parte da estratégia ESG, ter assumido várias iniciativas para a promoção da diversidade e inclusão, com a realização de pautas afirmativas.
“A CPTM é uma das três empresas públicas que assumiu o compromisso com o Pacto de Promoção da Equidade Racial, iniciativa que propõe implementar um Protocolo ESG Racial para o Brasil. Além disso, há várias pautas afirmativas desenvolvidas e em estruturação na CPTM, dentro do projeto #ESGconsciente”, explica Maicon Satiro, chefe da área de gestão estratégica empresarial da companhia.
Além do convênio como apoiador do Pacto da Promoção da Equidade Racial, a companhia também adotou iniciativas internas para ampliar a conscientização corporativa sobre diversidade. Entre as pautas afirmativas estão letramento como roda de conversa e curso de Diversidade e Inclusão para os empregados; realização do 1º Censo de Diversidade e Inclusão; revisão da Política RH com inclusão de capítulo sobre Diversidade e Inclusão; criação de meta estratégica com ações afirmativas de diversidade e inclusão e proposta de criação de grupo de afinidade étnico-racial.
As ações também se estendem para alcançar os passageiros e os espaços da CPTM nas estações também são pontos de convivência e são usados para disseminar a informação e favorecer a conscientização para o tema. Por isso, são realizadas exposições, apresentações e manifestações culturais em parcerias com entidades e ONGs. Recentemente, por exemplo, a estação Ferraz de Vasconcelos recebeu a exposição Projeto Cultura Afro-Brasileira, bem como a mostra Grandes Personalidades Negras, em parceria com o MIS – Museu da Imagem e do Som, na Estação Tatuapé.