A influência da cultura italiana na formação do povo brasileiro é tema de roda de conversa
Museu Casa de Portinari promove as tradicionais brincadeiras que remetem aos tempos de infância do menino Candinho
- Data: 25/11/2022 11:11
- Alterado: 15/08/2023 18:08
- Autor: Redação
- Fonte: Museu Casa de Portinari
Museu Casa de Portinari
Crédito:Leandro Lé
Na próxima quarta-feira (30), a partir das 19h, educadores do Museu Casa de Portinari, em Brodowski (SP), instituição do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, realizam, na sala principal, uma roda de conversa com o tema “A influência da cultura italiana na formação do povo brasileiro”.
Além disso, aos finais de semana, a instituição promove as tradicionais brincadeiras que remetem aos tempos de infância do menino Candinho. Neste sábado (26) e domingo (27), das 10h às 16h, os pequenos poderão brincar de peteca, pião, bolinhas de gude, bugalha, bilboquê, bem como conhecerem livros infantis sobre a vida e obra do artista.
Nos mesmos dias e horários, os jardins do museu receberão a tradicional Feira de Artesanato com participação dos artesãos de Brodowski, sendo uma forma de apoiar e incentivar a geração de renda por meio da economia criativa.
Outro destaque da programação é o simpósio “Popular, espiritual, moderno – Portinari e a renovação da decoração dos espaços religiosos no Estado de São Paulo”, realizado em parceria com o Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP). O evento acontecerá no sábado (26) e no domingo (27), a partir das 10h, mediante inscrição pelo site . A ação também contará com transmissão, ao vivo, pelo canal do
Já na segunda-feira (28), às 15h, o novo conteúdo do Spotfy da instituição traz, em áudio, um trecho do poema “O menino e o povoado”, escrito por Candido Portinari em 1958. O episódio terá a narração do educador Ronilson Rosa. Acesse e confira.
Visitação
O Museu Casa de Portinari está localizado à Praça Candido Portinari, nº 298 – Centro, em Brodowski (SP), e está aberto para visitação presencial, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h; às quartas-feiras, o horário é estendido até às 20h.