Fundo Social de Diadema qualifica alunos para Padaria Artesanal
Participantes concluem curso e aprendem a produzir pães especiais e nutritivos
- Data: 20/12/2015 14:12
- Alterado: 20/12/2015 14:12
- Autor: Renata Nascimento
- Fonte: PMD
Crédito:Ronaldo Lima
Quando iniciou o curso da Padaria Artesanal, promovido pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Diadema, a moradora Lucimar Rosa dos Santos Nonato não imaginava que pudesse ser exemplo para pessoas de outro Estado. Nesta sexta-feira (18/12), ela foi um dos participantes que receberam o certificado de conclusão do curso em cerimônia realizada no Centro Cultural Vladimir Herzog, onde as aulas foram ministradas.
“Aqui aprendi a fazer pães especiais, com abóbora, beterraba. O que eu mais gostei foi o de torresmo. Além disso, o trabalho em grupo é muito bom e minha filha também participou do curso”, conta a aluna que está de viagem marcada para a Bahia. “Lá, minhas tias possuem uma cantina e pediram para que eu ensine algumas receitas que aprendi aqui na Padaria Artesanal”, afirma Lucimar.
A participante Andrea Paola Schumann Ferreira também foi acompanhada pelo filho de sete anos durante as aulas. “Gostei muito do curso porque sou curiosa para aprender coisas novas. A professora ensina a usar alimentos saudáveis para nossa saúde”, relata a moradora. Parte da produção em sala de aula é utilizada para degustação e parte pode ser levada para casa.
O curso teve início em agosto, com encontros semanais divididos em aulas teóricas e práticas. Entre as receitas principais estão pães doces e salgados, com legumes e frutas, além de produtos especiais que utilizam ervas, mandioca, trigo e amendoim em sua confecção.
A monja e professora voluntária, Ana Moreyra Diaz, passa os conhecimentos e reforça a importância das qualificações profissionais do Fundo Social. “O trabalho desenvolvido pelo Fundo Social é necessário pela cidadania e crescimento pessoal que proporciona. Quando você ensina ao outro algo diferente, você dá a ele uma outra opção de vida. Assim, quando ficamos melhores, também tornamos a nossa comunidade melhor”, explica.
Para oferecer esta e outras capacitações gratuitas, o Fundo Social conta com a colaboração de voluntários, doações de materiais e realização de bazares para angariar recursos para a compra de itens utilizados em sala de aula.
“O objetivo do Fundo é incentivar o voluntariado e levar à população cursos rápidos para que a população consiga se capacitar para gerar renda e uma colocação no mercado de trabalho”, afirmou a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Caroline Rocha, que entregou o certificado de conclusão para os alunos. A cerimônia também contou com a presença do secretário de Cultura, Gilberto Moura, da equipe técnica do Centro Cultural, além de amigos e familiares dos alunos.
QUALIFICAÇÃO
Inaugurada em 14 de agosto de 2014, a Padaria Artesanal é fruto de convênio realizado entre o Fundo Social de Solidariedade do município com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP) e possui quatro unidades em Diadema. Cada espaço conta com equipamentos como forno em aço inox a gás, mesa em aço inox, assadeiras, liquidificador industrial, entre outros.
Quem desejar participar dos cursos gratuitos em outras Unidades pode buscar informações pelo telefone 4057 7788.
MAIS CURSOS
Nesta semana (15/12), o Fundo Social entregou certificados de conclusão para alunas dos cursos depilação e design de sobrancelhas da Escola de Beleza, na Unidade Centro de Convivência Renovação Oficinas Paulo de Tarso (CECOR). Na próxima segunda-feira (21/12), será a vez da formatura de alunos dos cursos de Pedreiro, Encanador e Assentador de Pisos e Azulejos do Polo de Construção Civil.
SERVIÇO:
Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Diadema
Paço Municipal. Rua Almirante Barroso, 111 – Vila santa Dirce.
Tel.: (11) 4057 7788.