Mauá encerra Semana Municipal de Luta Antimanicomial
Mais de 400 pessoas já participaram das atividades promovidas pela rede de saúde mental de Mauá
- Data: 19/05/2015 11:05
- Alterado: 19/05/2015 11:05
- Autor: Redação
- Fonte: PMM
Crédito:
O encerramento da Semana Municipal de Luta Antimanicomial será feito nesta terça-feira (19), às 13h, no Centro de Formação de Professores Dr. Miguel Arraes, reunindo profissionais, gestores e usuários da rede de Saúde Mental de Mauá. Desde a segunda-feira (11), foram feitas ações em todas as cinco regiões de saúde, distribuídas pelo município, inclusive com uma atividade na Praça 22 de Novembro, no Centro.
Nestas ações, mais de 400 pessoas foram mobilizadas para debater o cuidado com os munícipes vítimas de sofrimento mental. Para o responsável pela área na Secretaria de Saúde, Moacyr Bertolino, este movimento todo “foi importante para promover a integração entre os serviços, trabalhadores do setor, gestores e usuários em prol da luta pelos direitos humanos e cuidado adequado à saúde mental em Mauá.”
A Luta Antimanicomial tem o princípio de dar valor ao tratamento das pessoas com sofrimento psíquico em liberdade, em seu próprio território e comunidade. Teve início na década de 1980, mas as conquistas estão se consolidando desde a regulamentação da Constituição de 1988. No entanto, defensores da causa acreditam que enquanto não houver um tratamento digno por parte da sociedade às pessoas com sofrimentos psiquiátricos a luta deve continuar.
O grupo participou da Marcha do Dia Nacional de luta Antimanicomial, no Vão Livre do MASP, na avenida Paulista, nesta segunda-feira (18).