Palestinos tomam Doha em busca de festas e campanhas de autonomia

Estado que busca sua independência territorial vê no mundial a oportunidade de conscientização internacional dos seus pleitos

  • Data: 23/11/2022 08:11
  • Alterado: 23/11/2022 08:11
  • Autor: Luciano Luiz
  • Fonte: ABCdoABC
Palestinos tomam Doha em busca de festas e campanhas de autonomia

Crédito:

Você está em:

Como eu sempre digo, “Não é só futebol”, e a cada novo dia nos deparamos com mais histórias, sempre ricas de conteúdo e de significado dos mais diversos.

Hoje na estação Usail conversei com um grupo muito animado da Palestina que estavam a caminho do jogo Marrocos x Croácia.

Com bandeiras e sorrisos abertos os torcedores insistiam e gritar por uma nova Palestina, atraindo a simpatia e a atenção de muitos outros torcedores que estavam no local.

Jhamal Kalid, um dos mais atuantes do grupo me disse que o momento era épico para o país, pois o mundo está olhando para o Oriente Médio e não teria uma melhor oportunidade para que o território palestino se apresentasse para todos.

Confesso que as brigas nessa região não são fáceis de entender e durão muitos anos, além de não ser algo muito sadio entrar em determinadas disputas com comentários sem embasamento cultural e histórico.

Mas o que chamo a atenção é a força que gera uma competição como a Copa do Mundo, um ambiente que transcende definitivamente qualquer visão do esporte para ganhar notoriedade e ações de diplomacia que muitas vezes parecem ser impossíveis no âmbito geral.

Marroquinos, brasileiros e japoneses gritando juntos por exemplo ao lado de palestinos por sentimentos que com absoluta certeza são de total desconhecimento para a complexidade e entendimento de todos, porém por instantes se tornam um bem comum em meio ao território universal chamado “confraternização”.

Assim me recordo da letra de Imagine, música que John Lennon compôs há décadas e por instantes acreditamos ser possível de se tornar realidade.

“Imagine que não houvesse nenhum país
Não é difícil imaginar
Nenhum motivo para matar ou morrer
E nem religião, também
Imagine todas as pessoas
Vivendo a vida em paz”

E segue o jogo !!!

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 23/11/2022 08:11
  • Alterado:23/11/2022 08:11
  • Autor: Luciano Luiz
  • Fonte: ABCdoABC









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados