Doença que afeta os músculos é tema de exposição na Estação João Dias
Mostra ‘Distonias’ traz imagens e depoimentos de pessoas que vivem com a doença
- Data: 22/11/2022 15:11
- Alterado: 22/11/2022 15:11
- Autor: Redação
- Fonte: ViaMobilidade
Crédito:Governo do Estado de São Paulo
Até o dia 30 de novembro, os passageiros que utilizam a Linha 9-Esmeralda de trens metropolitanos e que passarem pela Estação João Dias, na zona sul de São Paulo, poderão conhecer um pouco mais sobre uma doença desconhecida por boa parte das pessoas, a distonia.
No local, uma exposição realizada pelos Instituto Vidas Raras e Distonia Saúde em parceria com a ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção da linha, traz fotos e depoimentos de pessoas que convivem com essa doença.
No local, 20 telas foram expostas com o objetivo de levar conscientização aos passageiros da Linha 9-Esmeralda. “Desta forma, cumprimos mais uma importante função social, levando informação às pessoas que utilizam o nosso serviço”, afirma Juliana Alcides, gerente executiva de Comunicação e Sustentabilidade da ViaMobilidade.
As distonias são classificadas como um transtorno do movimento, integrando um grupo de transtornos neurológicos. É uma desordem neurológica que não afeta a inteligência do paciente ou a memória. São movimentos descoordenados, acompanhados de torção que podem manter uma posição fixa e rígida, de difícil tratamento e que podem acometer um segmento do corpo (pescoço é muito comum), vários segmentos ou o corpo inteiro.
A doença pode ter uma causa genética, quando há cruzamento entre parentes de primeiro grau, ou ser relacionada a traumatismos cranianos, derrames cerebrais ou doenças neurológicas como a esclerose múltipla.
Serviço:
Exposição Distonias
Quando: até 30 de novembro
Onde: Estação João Dias da Linha 9-Esmeralda