Diadema promove ações de combate ao Aedes aegypti

Distribuição de material, instalação de telas em caixas d´água e teatro infantil são algumas das ações realizadas pelas equipes de saúde na Semana Estadual de Combate ao Mosquito

  • Data: 22/11/2022 11:11
  • Alterado: 15/08/2023 18:08
  • Autor: Renata Nascimento
  • Fonte: PMD
Diadema promove ações de combate ao Aedes aegypti

Ações de combate ao Aedes aegypti

Crédito:Dino Santos

Você está em:

De 21 a 26 de novembro, Diadema participa da Semana Estadual de Combate ao Mosquito Aedes aegypti e intensifica as ações para eliminar o transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. Durante a semana, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Casa Grande, Inamar, Nações, Paineiras, Promissão e Serraria farão distribuição de material informativo com check list de cuidados a serem adotados pela população. Já o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Diadema realizará duas ações específicas que contemplam públicos diferentes.

Na quarta-feira (23), a atividade será no Sítio do Caqui, no Eldorado, com panfletagem, colocação de telas em caixas d´águas que estão sem tampa ou mal vedadas.

A atividade lúdica fica por conta da peça teatral encenada por agentes de controle de endemias do CCZ Diadema para alunos da EMEB Tiradentes, no bairro Serraria, na sexta-feira (25).

Com a chegada de dias mais quentes e úmidos, característicos da primavera e do verão, o mosquito encontra ambiente propício para se proliferar. Por isso, a ideia é sensibilizar toda a população reforce os cuidados e contribua para o combate do mosquito da dengue.

 “É de extrema importância que a população esteja consciente de que o combate a dengue depende de cada um de nós, com cuidados básicos, iniciando em nossa própria residência, para evitar que os mosquitos e a doença se espalhem, pois, ao se evitar focos e criadouros do Aedes, estaremos cuidando de nossa família e a dos nossos vizinhos. Não descuidem! Estamos entrando na época das chuvas e os cuidados precisam ser redobrados”, ressalta a médica veterinária e coordenadora do CCZ Diadema, Nanci do Carmo.

As principais recomendações da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) são eliminar objetos que possam acumular água e ser um potencial criadouro do Aedes aegytpi como potes, garrafas, pneus, prato para plantas; deixar a caixa d´água bem vedada e realizar limpeza a cada seis meses; material para reciclagem deve ser mantido em saco fechado e em local coberto; comedouros e bebedouros de animais domésticos devem ser limpos semanalmente com escova e bucha; e calhas e lajes também devem ser limpas regularmente.

Para denunciar criadouros do mosquito, o Centro de Controle de Zoonoses disponibiliza o telefone 0800 771 09 63.

Sintomas

As três doenças possuem alguns sintomas comuns como febre, dor de cabeça e nas articulações e manchas vermelhas na pele. Especificamente na dengue, doente pode manifestar dores atrás dos olhos, fraqueza, falta de apetite, náuseas, vômitos e sangramentos. Já a zika pode apresentar coceira, vermelhidão nos olhos, inchaço no corpo, dor de garganta, tosse e vômitos. Na chikungunya, há a febre acima de 39 graus e dor muscular, embora 30% dos casos não desenvolvam sintomas.

Caso tenha alguns desses sinais, a pessoa deve procurar um serviço de saúde, beber bastante líquido e não fazer uso de medicamentos à base de ácido acetilsalicílico (AAS).

Casos

Em 2022, foram registrados 144 casos autóctones de dengue e nenhum de zika ou chikungunya autóctone. Durante todo o ano, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio dos agentes de controle de endemias e agentes comunitários de saúde, realiza ações de combate e prevenção da dengue como visitas casa a casa para orientações sobre prevenção, Avaliação de Densidade Larvária (índice de densidade larvárias), bloqueios contra criadouros em casos suspeitos notificados pela Vigilância Epidemiológica e Controle de Doenças da Secretaria da Saúde de Diadema, além de visitas periódicas nos pontos estratégicos e imóveis especiais.

Serviço:

Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Diadema

Rua Ipoá, 131 – Jardim Inamar.

Tel.: 0800 771 09 63.

Compartilhar:
1
Crédito:Dino Santos
1
Crédito:Dino Santos Ações de combate ao Aedes aegypti










Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados