Novembro Azul ganha destaque em palestras nos hospitais municipais de Santo André
Eventos contaram com a participação de mais de 100 profissionais que atuam no CHM e Hospital da Mulher
- Data: 21/11/2022 20:11
- Alterado: 21/11/2022 20:11
- Autor: Redação
- Fonte: Agência Brasil
Crédito:Helber Aggio / PSA
O Centro Hospitalar Municipal e o Hospital da Mulher de Santo André realizaram nesta segunda-feira (21) palestras sobre o câncer de próstata. Os eventos fazem parte da programação do Novembro Azul e reuniram cerca de 100 profissionais dos dois equipamentos.
A Palestra “Câncer de próstata, diagnóstico precoce e tratamento” foi ministrada pelo Professor Dr. Fabio Ferro Rodrigues, que é coordenador do serviço de urologia do Centro Hospitalar Municipal e também professor assistente da disciplina de urologia da Faculdade de Medicina do ABC.
Após a palestra, o evento foi encerrado com um show animado do rapper Arnaldo Tifu. Além disso, os profissionais participaram de sorteio de brindes.
No Hospital da Mulher a palestra “Câncer de Próstata” foi apresentada pelo enfermeiro André Bustamante Rubio. A iniciativa contou com a parceria da Associação dos Voluntários da Saúde de Santo André, que proporcionou para os participantes momentos de relaxamento com auriculoterapia, massagem, reiki e meditação guiada.
“Esses eventos temáticos nos ajudam a relembrar a população de atividades de cuidado que a gente precisa praticar com o nosso corpo e acabamos esquecendo no dia a dia. Outubro Rosa, Novembro Azul e Dezembro Vermelho nos relembram que precisamos olhar e cuidar do nosso corpo, no contexto geral”, pontua o diretor geral da Rede de Atenção Hospitalar andreense, Victor Chiavegato.
O câncer de próstata tem 90% de chances de cura se for diagnosticado precocemente. Fazer exames preventivos para checagem do PSA periodicamente é a melhor maneira de identificar a doença.
Outras atividades serão realizadas ao longo do mês, desde palestras, apitaço, rodas de conversa e até tendas montadas na frente das unidades para abordar homens que fazem parte do grupo de risco, ou seja, entre 55 a 69 anos ou acima de 40 que já tenham casos de câncer de próstata na família. Além disso, todas as 34 unidades de saúde da cidade estão realizando o exame de PSA, no qual é colhida uma amostra de sangue que pode detectar o câncer de próstata mesmo antes de surgirem os primeiros sintomas.