USCS encerra Universidade Aberta com Colóquio e Teatro
O projeto, que vem realizando atividades discutindo as intolerâncias, traz em seu último dia um colóquio e um monólogo com o ator Tadeu Di Pietro
- Data: 15/09/2016 16:09
- Alterado: 16/08/2023 19:08
- Autor: Ana Paula Lazari
- Fonte: USCS
René Licht na palestra de abertura
Crédito:Ana Paula Lazari/USCS
De 8 a 17 de setembro, a Universidade Municipal De São Caetano do Sul (USCS) promove a 11ª edição da sua Universidade Aberta, com diversas atividades gratuitas e abertas à comunidade. Neste sábado, o colóquio “Olhares da Intolerância” (10h) e o Monólogo “Da Vinci, Maquiavel e Eu” (20h), com Tadeu Di Pietro, marcam o seu encerramento. Ambos são gratuitos e acontecem no Campus Barcelona (Av. Goiás, 3400).
O Colóquio buscará tratar do tema “Intolerância” por diferentes escolas do pensamento, como a Psicologia, a Educação, as Ciências Contábeis, a Saúde e o Direito.
Já o monólogo “Da Vinci, Maquiavel e Eu” tem como eixo central a constante busca do ser humano pelo caminho certo e em consequência desta procura, seu equilíbrio emocional, a felicidade, a realização plena. Baseado nas obras e pensamentos de Leonardo da Vinci e Niccolò Maquiavelli, personagens históricos contemporâneos e até hoje referenciais, o espetáculo propõe ao público uma reflexão sobre o comportamento do ser humano, sua ética, valores e escolhas: Maquiavel, estadista e escritor, cuja teoria política embasa as ações de muitos líderes mundiais até hoje, segundo os quais: “Os fins justificam os meios”. Leonardo da Vinci, o mais completo e polivalente artista da história, que desenvolveu o conceito do sfumatto, o jogo de luz e sombra e também preconizou uma série de invenções, que hoje fazem parte do cotidiano. Qual a relação entre eles? Seus valores, conflitos e a realidade atual? O espetáculo propõe essa reflexão através da expressão teatral.
INSTALAÇÃO INTERATIVA
Além das atividades da semana e de encerramento, permanece até o dia 17 (sábado) a Instalação Artística e Interativa: “A construção e a desconstrução do discurso e do olhar: Como olhamos, reafirmamos ou transformamos os olhares para as diferenças”, na qual o visitante interage, visitando cada parte da montagem, tendo acesso a representações teatrais que buscam leva-lo à uma reflexão acerca de temas relacionados à intolerância e preconceito, como racismo e intolerância de gênero.
As atividades deste sábado, bem como as oficinas, palestras e workshops que acontecem até o final da semana, são gratuitas e abertas à comunidade. A classificação é livre.
O PROJETO UNIVERSIDADE ABERTA
O projeto Universidade Aberta integra o ProEduc, programa de extensão da USCS que promove ações de integração entre a universidade e instituições de educação básica. Neste ano, o tema central é “Intolerâncias”, no plural, pois as atividades debatem as diversas formas de intolerância na sociedade. Palestras de temas como “Intolerância de gênero e diversidade sexual” e “Liberdade e Intolerância nas Redes Sociais”, além de uma mesa de debates, intitulada “A violação dos direitos da mulher nos casos de violência obstétrica: tolerância e limites”, foram algumas das atividades realizadas.
A programação completa consta no link: www.uscs.edu.br/ua.
SERVIÇO:
Colóquio “Olhares da Intolerância”
17 de setembro de 2016, das 10h às 12h
Auditório do Campus Barcelona – USCS (Av. Goiás, 3400, Bairro Barcelona, São Caetano do Sul)
Grátis, não é necessária inscrição.
Monólogo “Da Vinci, Maquiavel e Eu”, com Tadeu Di Pietro
17 de setembro de 2016, 20h.
Teatro do Campus Barcelona – USCS (Av. Goiás, 3400, Bairro Barcelona, São Caetano do Sul)
Grátis, não é necessária inscrição.