Coréia do Norte pode fazer novo teste nuclear a qualquer momento

Após o teste de sexta-feira, o instituto de armas nucleares da Coreia do Norte disse que tomará medidas para aumentar ainda mais sua capacidade nuclear

  • Data: 12/09/2016 10:09
  • Alterado: 16/08/2023 20:08
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Estadão Conteúdo
Coréia do Norte pode fazer novo teste nuclear a qualquer momento

Ditador Kim Jong-Un

Crédito:Arquivo/Kyodo/KCNA

Você está em:

A Coreia do Norte é capaz de realizar outro teste nuclear a qualquer momento, afirmam autoridades da Coreia do Sul. Os Estados Unidos planejam enviar dois equipamentos supersônicos para a região, no intuito de demonstrar resistência contra Pyongyang.

As especulações acontecem dias após a Coreia do Norte ter realizado seu quinto teste nuclear. A explosão da última sexta-feira foi a mais poderosa até hoje, e a possibilidade de se ter utilizado ogivas padronizadas desperta a preocupação de que o país esteja desenvolvendo pequenos e sofisticados artefatos para serem utilizados em mísseis.

Após o teste, o instituto de armas nucleares da Coreia do Norte disse que tomará medidas para aumentar ainda mais sua capacidade nuclear – o que analistas entendem sugerir um possível novo teste nuclear.

O porta-voz do Ministério da Defesa da Coreia do Sul, Moon Sang Gyun, disse que seu país e os serviços de inteligência dos EUA acreditam que a Coreia do Norte tem a capacidade de detonar outro artefato nuclear a qualquer momento em um de seus túneis de seu principal campo de teste nuclear, onde as cinco explosões atômicas anteriores aconteceram. Ele, entretanto, não deu detalhes sobre suas conclusões.

A agência de notícias estatal Yonhap, citando fontes não identificadas do governo sul-coreano, informou haver indícios de que a Coreia do Norte terminou os preparativos de um túnel de testes que nunca foi utilizado.

Compartilhar:

  • Data: 12/09/2016 10:09
  • Alterado:16/08/2023 20:08
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Estadão Conteúdo









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados