Exposição Memória africanas celebra Dia da Consciência Negra
Exposição “Memórias africanas: a presença africana na história de São Caetano do Sul” acontece no Espaço Verde Chico Mendes, em São Caetano, a partir da próxima terça-feira
- Data: 12/11/2015 11:11
- Alterado: 12/11/2015 11:11
- Autor: Marília Tiveron
- Fonte: Fundação Pró-Memória
Crédito:
Para celebrar o Dia da Consciência Negra (20 de novembro), a Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul promoverá a mostra Memórias africanas: a presença africana na história de São Caetano do Sul a partir da próxima terça-feira (17/11), no Salão Expositivo do Espaço Verde Chico Mendes (Av. Fernando Simonsen, n° 566 – Bairro São José).
A exposição traz aspectos históricos, culturais, sociais e religiosos das africanidades em São Caetano do Sul. Por meio de documentos iconográficos do século 19, são apresentados registros da presença de escravos africanos na fazenda que hoje corresponde ao território de São Caetano.
Há ainda materiais documentais e da cultura material das práticas religiosas de matriz afro-brasileira na cidade, como terreiros históricos de candomblé e de umbanda. Entidades sociais que promovem ações de formação educacional, social e cultural para comunidades afrodescendentes também estão representadas na mostra.
A exposição seguirá em cartaz até 31 de janeiro de 2016. A visitação é livre e gratuita, e pode ser feita de terça a sábado, das 8h às 17h, e domingo, das 9h às 16h. Mais informações pelo telefone 4223-4780.