São Caetano realiza mais de mil exames e atendimentos nas ações Novembro Azul
Até o momento, 49 exames tiveram alteração e já passaram por consulta com especialista e biópsia
- Data: 18/11/2022 11:11
- Alterado: 15/08/2023 18:08
- Autor: Gisele Lopes
- Fonte: PMSCS
Carreta Móvel da Saúde
Crédito:Eric Romero/ PMSCS
A Prefeitura de São Caetano do Sul já realizou 1.002 exames e consultas realizados na Carreta Móvel da Saúde, que até o dia 30 de novembro faz atendimentos aos homens em conscientização ao Novembro Azul, mês de prevenção ao câncer de próstata. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 13h.
Nesta quinta-feira (17/11), Dia de Combate ao Câncer de Próstata, data que deu origem ao Novembro Azul, o prefeito José Auricchio Júnior acompanhou os atendimentos na carreta. “Quero deixar hoje nosso alerta quanto à importância da prevenção ao câncer de próstata. Com o trabalho sendo realizado de forma itinerante, temos visto grande número de diagnósticos precoces, que são a melhor forma de combater a doença”, afirmou.
Nos primeiros 17 dias de ação foram realizados 562 exames de ultrassonografia, sendo 377 de próstata via abdominal, 48 de abdômen total e 137 de vias urinárias, todas realizadas mediante agendamento para moradores, que já tinham solicitação médica e aguardavam para fazer os exames. Além disso, foram realizados 391 testes de PSA, em livre demanda.
“A participação dos homens na campanha do Novembro Azul está nos surpreendendo. A taxa de absenteísmo, para os exames de ultrassonografia realizados até o momento, foi de 8,7% (49 faltantes). Nosso objetivo é justamente fazê-los entender que cuidar da saúde é necessário e, as consultas regulares devem ser realizadas mesmo que não haja sintomas. O câncer de próstata, por exemplo, é assintomático no início”, afirmou a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone.
Quando há alteração no resultado dos exames, os moradores têm uma consulta agendada com urologista, na mesma semana, também na carreta que está fazendo as ações do Novembro Azul. Até o momento, 49 exames tiveram alteração e já passaram por consulta com especialista e biópsia, se necessário.
Estão à disposição, sem necessidade de agendamento, teste de PSA (somente para homens com mais de 45 anos que ainda não fizeram o exame este ano), além de ultrassom de abdômen total, ultrassom do aparelho urinário e ultrassom de próstata via abdominal, todos com agendamento para pessoas que já tem solicitação médica e aguardam para fazer os exames.
José Maria Gonçalves, foi um dos moradores que realizou ultrassom de abdômen total. “Faço exames de prevenção todo ano. Hoje, fiz ultrassom na carreta, realizado muito rápido e fui muito bem atendido”.
Carlos Romano realizou teste de PSA e também elogiou muito o atendimento. “Costumo fazer os exames todo ano e quando tem a carreta disponível, facilita ainda mais”.
PREPARO DOS EXAMES
PSA – não ter realizado atividade sexual ou ejaculado nas últimas 48h; não ter realizado exercício em bicicleta ou ergométrica nas últimas 48h; não ter andado de moto ou a cavalo nas últimas 48h; não ter realizado exame de toque retal nas últimas 72h; não ter realizado cistoscopia nos últimos cinco dias; não ter realizado ultrassonografia transretal nos últimos 15 dias; suspender biotinas e/ou suplementos à base dessa vitamina 72 horas antes do exame; não ter realizado biópsia de próstata nos últimos 30 dias;
Ultrassonografia de abdômen total – 6 horas de jejum;
Ultrassonografia de próstata – sem preparo;
Ultrassonografia do aparelho urinário – ingerir seis copos de água.
PROGRAMAÇÃO CARRETA MÓVEL NOVEMBRO AZUL
Até dia 19 – Avenida Goiás, 1.111 (em frente ao Teatro Santos Dumont)
21 a 26 – Praça Comendador Ermelino Matarazzo, 83 (em frente ao Parque Província de Treviso)
28 a 30 de novembro – Praça Comendador Ermelino Matarazzo, 83 (em frente ao Parque Província de Treviso)