SPTrans adota ações especiais de combate ao racismo no Mês da Consciência Negra
As medidas e procedimentos de combate à discriminação no transporte público por ônibus são feitas durante todo ano
- Data: 17/11/2022 08:11
- Alterado: 15/08/2023 19:08
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Paulo
SPTrans
Crédito:SPTrans
A Prefeitura, por meio da Secretaria Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana (SETRAM) e da SPTrans, implanta ações de conscientização e de combate ao racismo no Mês da Consciência Negra. Durante o ano, a atuação é constante, com medidas e procedimentos de combate à discriminação no transporte público por ônibus, inclusive com a veiculação de peças da campanha Ponto Final ao Racismo.
Entre outras ações, a SPTrans está divulgando nas redes sociais e em edição especial do Jornal do Ônibus a 2ª Expo Internacional Dia da Consciência Negra de São Paulo. O evento será realizado pela Secretaria Municipal de Relações Internacionais, a partir desta sexta-feira (18) até domingo (20), no Centro de Exposições Center Norte.
A ação faz parte do programa “São Paulo, Farol Antirracista”, que busca dar visibilidade à importância da luta antirracista junto à sociedade. O Expo Center Norte abrigará ambientes tecnológicos e sensoriais. Palestrantes nacionais e internacionais trarão reflexões sobre o passado, o presente e o futuro, apontando e debatendo as raízes do racismo estrutural.
Além disso, durante a Expo, a SPTrans terá um estande em que divulgará a campanha Ponto Final ao Racismo. Também haverá um ônibus adesivado dentro da área do evento com o tema da campanha.
Dando continuidade às ações da SPTrans no combate ao racismo, em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, motoristas e cobradores farão treinamento nos dois primeiros dias de evento. Serão quatro turmas, com 40 integrantes cada. Esta parceria ocorre desde junho e foram treinados 1.217 operadores, entre motoristas, cobradores e fiscais. Atualmente, os treinamentos ocorrem diretamente nas garagens de ônibus.