Museu Índia Vanuíre tem programação especial para o Dia da Consciência Negra
Totalmente gratuita, a agenda traz bate-papos sobre a temática e oficinas de capoeira e dança afro
- Data: 14/11/2022 10:11
- Alterado: 15/08/2023 19:08
- Autor: Redação
- Fonte: Museu Índia Vanuíre
Museu Índia Vanuíre
Crédito:Divulgação
Dando continuidade à programação especial em celebração ao Dia da Consciência Negra (20/11), o Museu Índia Vanuíre, em Tupã (SP), instituição do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, realiza, nesta quarta-feira (16), às 9h e às 14h, uma roda de conversa com André Prado, grafiteiro, ativista, produtor cultural e líder do movimento negro da cidade. O encontro vai propor reflexões sobre a História da África, Grupos Étnicos Africanos, Políticas Públicas e a Consciência Negra no Brasil.
No dia seguinte, quinta-feira (17), também às 9h e às 14h, Marysa Silva, dançarina e coreógrafa, apresentará movimentos da dança afro.
Já na sexta-feira (18), às 9h e às 14h, o mestre Rukinho, membro do movimento negro de Tupã, realizará um bate-papo sobre a história da capoeira na trajetória do Brasil. Em seguida, vai ensinar sequências de movimentos dessa luta que foi declarada patrimônio imaterial da humanidade, em 2014, e que representa a resistência dos escravos à bruta violência a que eram submetidos em tempos coloniais e imperiais.
Visitação
O Museu Índia Vanuíre está localizado à rua Coroados, nº 521, em Tupã (SP), e está aberto à visitação presencial, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. Nas quintas-feiras, o horário é estendido até às 20h