Tocha Olímpica leva milhares de pessoas às ruas de São Caetano
Um dia para a história. Milhares de pessoas acompanharam nas ruas a passagem da Tocha Olímpica – Rio 2016 por São Caetano do Sul no último sábado (23/7). Percorrendo 9.6 km e sendo conduzida por aproximadamente 40 pessoas, entre elas atletas e personalidades do mundo do esporte como Vanda Tormar, Servílio de Oliveira e Edinanci […]
- Data: 25/07/2016 15:07
- Alterado: 16/08/2023 19:08
- Autor: Caio Bruno
- Fonte: PMSCS
Arthur Zanetti encerrou o revezamento e trouxe a Tocha para o Espaço Verde Chico Mendes
Crédito:PMSCS
Um dia para a história. Milhares de pessoas acompanharam nas ruas a passagem da Tocha Olímpica – Rio 2016 por São Caetano do Sul no último sábado (23/7). Percorrendo 9.6 km e sendo conduzida por aproximadamente 40 pessoas, entre elas atletas e personalidades do mundo do esporte como Vanda Tormar, Servílio de Oliveira e Edinanci Silva, o maior símbolo esportivo do planeta esteve no município por duas horas trazendo a atenção e os olhos do mundo para a cidade.
“São Caetano se sente orgulhoso de participar deste momento épico. A chama olímpica representa a união dos povos, o bem-estar e a paz. Nosso município compartilha dos ideais olímpicos e nós, como celeiro de atletas por gerações, sentimo-nos privilegiados de receber a Tocha. Excelente Rio 2016 a todos”, exaltou o prefeito Paulo Pinheiro.
A largada do revezamento em terras sulsancaetanenses foi feita às 11h35, no início da Avenida Goiás com a mesatenista Caroline Kumahara. Atleta da cidade e integrante da seleção brasileira que disputará as Olimpíadas, ela classificou como emocionante o fato: “É o auge para qualquer esportista estar em um evento desses ainda mais aqui em São Caetano, terra que me acolheu tão bem”, disse a paulistana.
Durante todo o trajeto a emoção tomou conta dos condutores e da população que acompanhava a passagem da Tocha pelo percurso que abrangeu as Avenidas Goiás, Presidente Kennedy, Rua Manoel Augusto Ferreirinha, Estrada das Lágrimas, Av. Guido Aliberti, Av. Nelson Braido e Av. Fernando Simonsen.
“Quando era pequena eu fazia ginástica artística, sonhava em participar dos Jogos Olímpicos, eram os tempos da Nadia Comaneci (ginasta romena que arrebatou três medalhas de ouro nas Olimpíadas de Montreal – 1976). A vida me levou para outros rumos, mas em momentos como esse a paixão pelo esporte reacende”, falou a moradora do Bairro Cerâmica Luiza Verzzoti que acompanhou a passagem da Tocha na Avenida Goiás acompanhada da família.
Celebração – E por falar em Ginástica Artística, claro que o maior ginasta de todos os tempos do Brasil, o sulsancaetanense Arthur Zanetti não poderia ficar de fora da festa. Último condutor, coube a ele a honra de encerrar o revezamento e levar a Tocha para aclamação das milhares de pessoas que a aguardavam no Espaço Verde Chico Mendes. Durante todo o dia, a Prefeitura promoveu atrações musicais, culturais e esportivas no local para celebrar o evento.
“Não tem como não se emocionar e se contagiar com esse clima positivo e festivo da Tocha. Conduzi-la é uma honra, ainda mais aqui em São Caetano, cidade que nasci, treino e fiz toda minha carreira”, pontuou o atual campeão olímpico e mundial da modalidade, que logo após a cerimônia prestigiou ao lado de Paulo Pinheiro o painel construído em sua homenagem na estrutura externa do Centro Digital na Avenida Goiás.
TOCHA – Após a passagem por São Caetano, ainda no sábado, a Tocha Olímpica passou por Santo André e São Bernardo do Campo. No domingo (24/7) foi a vez da capital paulista. Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro serão os primeiros realizados na América do Sul. O Revezamento teve início no dia 3 de maio em Brasília e se encerrará no dia 5 de agosto no Estádio do Maracanã, data e local da Cerimônia de Abertura.