Espetáculo Cria.Tua exibe últimas semanas de temporada e promove conversa com elenco

Esse projeto foi contemplado pela edição N°04/2021 do Proac Direto

  • Data: 04/11/2022 13:11
  • Alterado: 15/08/2023 19:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Cria.Tua
Espetáculo Cria.Tua exibe últimas semanas de temporada e promove conversa com elenco

Cria.Tua

Crédito:Luiz Henrique

Você está em:

Dirigido por Bruno Ospedal e Gabriela Germano, o espetáculo de dança Cria.Tua exibe temporada online e gratuita aos domingos, segundas e terças, e fica em cartaz até 15 de novembro. O espetáculo é exibido por meio de lives no YouTube, e os ingressos devem ser reservados antecipadamente pelo Sympla. Após as sessões das terças-feiras, haverá também debates com diretores, elenco e plateia, em que serão discutidos o processo de criação da peça, concepção dramatúrgica, adaptação da dança para a câmera etc. O público também poderá fazer perguntas por meio do chat, já que a conversa será realizada pelo próprio Youtube.

A obra, que se passa em um universo distópico, traz uma reflexão sobre a relação entre criador e criatura, envolvendo temas como o processo de entendimento do criador sobre o que ele está criando, sobre deixar um legado do que se faz e também sobre a luta contra o tempo empenhada na criação de algo importante.

Criado a partir do processo colaborativo de seis bailarinos-criadores-intérpretes a fim de fomentar a pesquisa de novas possibilidades técnicas e estéticas fundindo estilos e linguagens diferentes, a obra proporciona uma experiência e troca de conhecimentos / vivências através da observação de um formato pensado para a plataforma digital, mas também com a possibilidade de ser apresentada presencialmente.

Metaforicamente, as ideias de Cria.Tua foram transpostas para o trabalho por meio da representação de ciclos da vida – tanto nas fases como infância, adolescência, vida adulta e velhice — quanto nos diversos lugares sociais que podem ser ocupados pelas pessoas ao longo do tempo, como a maternidade, paternidade, amizade, relações conjugais e professorais.

Afirmando a dança como uma linguagem capaz de encantar e gerar impacto emocional no público em geral, Cria.tua trata o tempo como ele é: uma sucessão de eventos e criações que são contínuas, cíclicas. Expressa a eterna luta contra o tempo para a criação de algo importante que faça com que a existência do ser tenha algum significado, refletindo a efemeridade e transitoriedade da vida frente a única certeza: a morte.

“Criamos um universo distópico e mágico buscando alcançar mais intensamente as percepções e as reflexões do espectador, trazendo questionamentos e criando um paralelo da vida que vivemos, neste mundo que insiste na dicotomia entre razão e sentido, mente e corpo, cultura e natureza e onde dançar é um ato de resistência”, diz Gabriela Germano, co-diretora da obra.

Sinopse

O Criador se encontra solitário e tenta entender onde está e o que precisa fazer neste mundo distópico e mágico onde uma ampulheta controla o tempo. Ao observar instruções à sua frente, ele entende que tem o desafio de criar e dar vida a uma criatura antes que seu tempo acabe. Criatura essa feita a sua imagem e semelhança, o que então o libertará da solidão.

Sem saber ao certo como, ele começa a sua criação guiado apenas pelas instruções. A areia ainda escoa, a Criatura está feita, e o Criador tenta de todas as maneiras apresentar seu universo na esperança que ela, enfim, ganhe vida. Mas é só quando ele toca um piano, colocando sua alma na composição da música, sem seguir instruções, que ele, enfim, a faz viver.

Criador e Criatura se conectam, mas o tempo está acabando e sua única esperança é que ela o refaça. O último grão de areia cai e o criador desaparece como um passe de mágica. A Criatura se encontra solitária e tenta entender onde está e o que precisa fazer neste mundo distópico e mágico onde uma ampulheta controla o tempo. 

Serviço

Cria.Tua

Ingressos: Gratuitos, via Sympla

Acesso: Live no Youtube

Temporada: Até 15 de novembro. Domingos, às 17h; segundas-feiras, às 20h; e terças-feiras, às 20h

Duração: 44 min

Classificação indicativa: 14 anos

Compartilhar:

  • Data: 04/11/2022 01:11
  • Alterado:15/08/2023 19:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Cria.Tua









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados