Outubro Rosa orienta 2,5 mil pessoas em Ribeirão Pires
Mês de prevenção ao câncer de mama e colo de útero teve palestras e mutirão de exames; Combate à sífilis também foi realizado
- Data: 28/10/2022 14:10
- Alterado: 15/08/2023 20:08
- Autor: Redação
- Fonte: PMETRP
USF Jardim Caçula ficou completamente lotada para a Palestra do Outubro Rosa
Crédito:PMETRP
A Secretaria de Saúde de Ribeirão Pires fez um balanço das ações realizadas durante o decorrer do mês de outubro, que foi dedicado à prevenção ao câncer de mama, colo de útero e também agregou o combate à sífilis no “Outubro Verde”. Ao todo, 2,5 mil pessoas compareceram às atividades promovidas.
Nas Unidades Básicas de Saúde palestras aconteceram durante todo o mês, com destaque para as USF do Jardim Caçula, Guanabara e Vila Sueli, que ficaram completamente lotadas.
Na UBS Central, Talita Romatt, enfermeira que venceu o câncer de mama, contou sua história de vida aos presentes, destacando as fases de tratamento e a importância do autoexame.
Outra ação que impulsionou o mês foi o mutirão “CAISM em Ação”, que reuniu mais de 800 pessoas em dois finais de semana. Exames de mamografia, papanicolau, ultrassom transvaginal, testes rápidos contra as IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e planejamento familiar foram realizados.
Saúde mental e o Câncer de Mama – Os CAPS (Centro de Apoio Psicossocial) também falaram sobre o câncer de mama aos pacientes. Na ocasião, foram destacados os impactos na saúde mental e o serviço que é desempenhado pelos profissionais desta área. “O principal papel do psicólogo é no acolhimento. Mas, realizamos um trabalho de tratamento antes do diagnóstico, durante e no pós tratamento. Identificamos os fatores emocionais, sempre trabalhando com a realidade. A rede de apoio familiar também é muito importante nessa fase para vencer o câncer de mama”, destacou a psicóloga do CAPS II Kelly Cabral.
As atividades também foram acompanhadas por autoridades Municipais, como o Prefeito Guto Volpi, o Secretário Municipal de Saúde, Audrei Rocha, a presidente do Fundo Social de Solidariedade Lígia Volpi e vereadores.