211 seleções sonharam com a Copa do Mundo
Foram mais de 500 partidas realizadas pela FIFA em todos os continentes para definir as 32 seleções que estarão na Copa do Mundo do Catar
- Data: 28/10/2022 07:10
- Alterado: 28/10/2022 07:10
- Autor: Luciano Luiz
- Fonte: ABCdoABC
Crédito:
Quando se fala sobre a conquista da Copa do Mundo os jornais cravam seus favoritos em todo o planeta. Seleções como Brasil, Alemanha, Argentina e França aparecem em destaque nas casas de apostas. Outros países como Bélgica, Inglaterra, Uruguai e Portugal são também citados, mas um mundial de futebol é muito mais que isso.
A FIFA transformou hoje sua competição no maior evento do planeta de qualquer segmento. Trata-se de um verdadeiro sucesso de demandas das mais diversas com números e valores que extrapolam qualquer tipo de comparação.
Duzentos e onze países que são filiados a FIFA participaram do processo eliminatório em seus respectivos continentes para a tão sonhada vaga no seleto grupo de trinta e dois que disputarão o mundial.
Foram quarenta e três seleções da Ásia; cinquenta e quatro da África; trinta e cinco da América do Norte, América Central e Caribe; dez da América do Sul; onze da Oceania e cinquenta e cinco da Europa.
Para se ter um grau de comparação a ONU, Organização das Nações Unidas possui cento e noventa e três filiados em seu quadro associativo.
É verdade que muitos entendem que a Copa do Mundo começa somente naqueles dias de competição em um específico país sede, mas para a FIFA o Mundial começa muito antes, desde a formação das mais complexas tabelas e as peculiaridades que as partidas entre tantos e tantos países trazem ao longo dos anos.
Para se ter uma ideia a Copa do Qatar começa no dia vinte de novembro com uma partida entre a seleção da casa diante do Equador, porém o primeiro jogo eliminatório para o mundial ocorreu no dia 06 de junho de 2019.
Há poucos dias da grande festa do futebol a comemoração assim como o evento transcende a participação de apenas trinta e dois países.