Ribeirão Pires realiza 1ª Oficina Municipal do Cuidado Integral de transexuais e travestis
Encontro aconteceu no Teatro Arquimedes Ribeiro e reuniu profissionais da saúde
- Data: 27/10/2022 09:10
- Alterado: 15/08/2023 20:08
- Autor: Redação
- Fonte: PMETRP
Da esq. Para dir.Wagner Lima
Crédito:PMETRP
A Secretaria de Saúde de Ribeirão Pires realizou nesta quarta-feira, dia 26, a 1ª Oficina Municipal do Cuidado Integral da População de Transexuais e Travestis. Neste primeiro encontro, foi feita uma apresentação do cenário atual do gênero. Outros três eventos estão previstos para acontecerem ainda este ano. O prefeito Guto Volpi e o Secretário de Saúde, Audrei Rocha, estiveram presentes na oficina.
A atividade, que ocorreu no Teatro Arquimedes Ribeiro, teve três palestrantes. A primeira delas foi Nanci Garrido, coordenadora do SAE (Serviço de Atenção Especializada), que falou sobre o atual cenário e do panorama que integra o cuidado da população de trans e travestis. “Vamos trabalhar na promoção da equidade nas políticas públicas, voltadas para a população em situação de vulnerabilidade em saúde, estruturar e reorganizar a rede para atendimento”, destacou durante sua fala.
Posteriormente, Elis Muriel Monte, enfermeira e facilitadora do Grupo de Trabalho Municipal de TT (Transexuais e Travestis), falou sobre a Identidade de Gênero e sexualidade explicando a sigla LGBTQIA+. “Representa tanto o gênero, quanto a sexualidade e falar sobre isso na sociedade ainda é um tabu, por ser uma construção social que muda conforme o tempo”, explicou.
O terceiro palestrante foi Wagner Lima, presidente do GAD (Grupo de Apoio à Diversidade), que além de ressaltar a legislação e direitos da população LGBTQUIA+, destacou as políticas públicas de Ribeirão Pires. “Ribeirão Pires foi a primeira cidade a formar o grupo de diversidade, o dia de combate a homofobia e também a ouvidoria municipal e tem trabalhado no desenvolvimento de políticas públicas. O mais importante é que nessa oficina nós estamos tendo a oportunidade de promover um mundo melhor”, finalizou.
As próximas oficinas para o Cuidado Integral da população de transexuais e travestis acontecerão nos dias 22 de novembro e 6 de dezembro.