Teatro de Fantoches da GCM orienta crianças em São Caetano
A trupe da GCM já falou sobre cuidado com os animais, combate à dengue, bullying e outros assuntos. Em 2019, a GCM irá abordar os temas trânsito seguro e prevenção às drogas
- Data: 13/07/2015 11:07
- Alterado: 13/07/2015 11:07
- Autor: Redação
- Fonte: PMSCS
Crédito:Mauro Pedroso
Apresentar temas importantes de maneira lúdica como forma de prevenção. Esse é o principal objetivo do Teatro de Fantoches, da GCM (Guarda Civil Municipal de Diadema) ao longo de todo ano letivo. As apresentações ocorrem em escolas municipais, conveniadas, particulares, assim como empresas e diversas instituições do município.
Iniciado no segundo semestre de 2016, diversos temas já foram abordados. Entre eles, o cuidado com os animais, combate à dengue, bullying e até mesmo temas natalinos. Durante 2019, a GCM irá abordar os temas trânsito seguro e prevenção às drogas.
A escola Professora Zilda Gomes dos Reis de Almeida foi a segunda neste ano a receber as apresentações. “Foi muito legal. É bom a gente aprender sobre o trânsito para tomarmos mais cuidado. Quando formos atravessar a rua, a gente precisa olhar de um lado e para o outro”, contou Samuel Rodrigo da Silva Barbosa, aluno do 5º ano.
A aluna do 3º ano, Mariane Boneti, estava empolgada com a apresentação. “Achei a apresentação muito legal e os fantoches muito criativos. Eu adorei quando a policial falou que não pode mexer no celular enquanto dirige”.
De 2016 a 2018, cerca de 72 mil crianças tiveram a chance de assistir ao teatro. Anualmente, o público estimado é de 20 mil estudantes, dependendo da disponibilidade da equipe, que também realiza trabalhos operacionais de rua duas vezes por semana.
“Precisamos manter um projeto socioeducativo junto às escolas municipais e a comunidade inspirando a cultura de paz, o respeito às diversidades e a prática do bem”, disse a coordenadora do Teatro de Fantoches, Maria Aparecida Ricetto. “A melhor maneira de fazer isso é de forma lúdica, se divertindo, brincando, dando asas à imaginação com personagens que representam situações do cotidiano”, completou.
Em alguns dos eventos da cidade, o Teatro de Fantoches faz apresentações especiais, como nos programas Cidade na Escola, Mãos à Obra e Natal Iluminado.