Exposição virtual da Pró-Memória aborda universo masculino e seus bigodes

A Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul abordará, na exposição virtual de julho, um dos maiores símbolos do universo masculino. Diversos estilos de bigodes estarão na mostra intitulada Vecchi baffi (Antigos bigodes, em livre tradução), que começará amanhã (1°/7) e seguirá até o dia 2 de agosto em destaque no site da instituição (www.fpm.org.br). […]

  • Data: 01/07/2015 11:07
  • Alterado: 01/07/2015 11:07
  • Autor: Marília Tiveron
  • Fonte: Fundação Pró-Memória
Exposição virtual da Pró-Memória aborda universo masculino e seus bigodes

Crédito:

Você está em:

A Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul abordará, na exposição virtual de julho, um dos maiores símbolos do universo masculino. Diversos estilos de bigodes estarão na mostra intitulada Vecchi baffi (Antigos bigodes, em livre tradução), que começará amanhã (1°/7) e seguirá até o dia 2 de agosto em destaque no site da instituição (www.fpm.org.br).

Em sintonia com o aniversário de São Caetano do Sul (28 de julho), os personagens escolhidos para esta mostra são imigrantes italianos ou descendentes de famílias italianas que aqui se estabeleceram. A primeira leva de imigrantes italianos, vinda da província de Treviso, chegou a São Caetano em 28 de julho de 1877.

Se durante um período recente da História, nas décadas de 1980 e 1990, o bigode era estigmatizado como negligência da aparência, não sendo bem-vindo em empresas, no começo do século 20, em seu período de glória, era considerado sinal de inteligência, poder e segurança. O retorno dessa moda mais recentemente é atribuído ao cinema.

Muito além de modismos e vantagens sociais e estilísticas, o bigode também é símbolo cultural e patriótico em alguns países, como no caso de Portugal. Charmoso ou cafona, as opiniões variam bastante, o interessante é notar a transformação desse ícone com o passar do tempo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4223-4780.

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 01/07/2015 11:07
  • Alterado:01/07/2015 11:07
  • Autor: Marília Tiveron
  • Fonte: Fundação Pró-Memória









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados