Em homenagem ao Outubro Rosa, SP promove feira com ações voltadas para mulheres
Além da exposição de produtos, ação conta com orientação e encaminhamentos para as empreendedoras
- Data: 22/10/2022 09:10
- Alterado: 15/08/2023 20:08
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Paulo
Outubro Rosa
Crédito:Reprodução
A Prefeitura de São Paulo vai promover uma feira com ações voltadas para mulheres empreendedoras acima dos 50 anos das periferias da capital paulista em atenção ao Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama. O evento será realizado no dia 25 de outubro, no Teatro Paulo Eiró, no bairro de Santo Amaro, das 13h às 17h.
A feira de empregabilidade e empreendedorismo “Outubro Rosa: Prevenção é Vida, Empreender é Lida” contará com exposições de produtos e itens produzidos por mulheres artesãs e manualistas. Também será realizada a divulgação de cursos e serviços gratuitos da Prefeitura de São Paulo, além de atendimento para mulheres empreendedoras para tirar dúvidas sobre MEI, CNPJ, encaminhamento para o Ciclo de Orientação Empresarial (COE), como realizar solicitações de microcrédito e outros serviços.
A ação é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, por meio do Teia Santo Amaro, operado pela Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa), o programa Mãos e Mentes Paulistanas e o Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cate), com apoio das secretarias da Saúde, de Direitos Humanos e Cidadania, de Segurança Urbana, das Subprefeituras e do SESC-SP.
“A Prefeitura de São Paulo busca constantemente apoiar as pessoas mais vulneráveis da Capital, seja por meio do trabalho, empreendedorismo, qualificação ou orientação. Este evento, realizado em parceria com diversos órgãos, é fundamental para que possamos oferecer diversos serviços para as mulheres, além de promover a geração de renda das artesãs paulistanas e a oferta de vagas de emprego para as trabalhadoras locais”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.
A programação também contará com ações de prevenção de saúde integral por meio de performances artísticas com danças, paródias e músicas (instrumental e canto). Ainda, a fim de fortalecer a homenagem à data, fica a critério de cada parceiro e participante o uso de uma roupa rosa, além de uma contribuição solidária de um lenço para doação às ONGs que trabalham com mulheres em tratamento quimioterápico.
O câncer de mama é o que mais mata mulheres no Brasil. As taxas mais elevadas da doença são registradas nas regiões Sudeste e Sul. Uma estimativa feita pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) em 2020 apontou que existe a probabilidade do surgimento de mais de 66 mil novos casos da doença no país apenas este ano. Cuidar da saúde é de extrema importância a todo momento e o Outubro Rosa vem para alertar sobre a prevenção contra o câncer de mama.
Programação:
Das 13h às 17h
– Exposição dos produtos Mãos e Mentes e CCM/Teia Santo Amaro
– Ônibus Lilás
– Cate Móvel
– Mesa SMS (exame de prevenção cancer de mama)
– Atendimento ao Empreendedor (Ade Sampa)
– Intervenção Artística Pantera Cor de Rosa (14h – 14h20)
Das 14h às 16h – Dentro do Teatro Paulo Eiró
– Dança das Ciganas Rosas da Fundação Nacional de Serviços e Artes para Idoso (FUNSAI), com o apoio da Subprefeitura do Ipiranga por meio do Projeto: Bairro Amigo do Idoso.
– Apresentação musical “Não é bobagem! As Rosas Falam, tocam e Cantam”;
– Apresentação “Mulheres de Circo”, onde circenses fazem monociclo, malabarismo, mágica e perna de Pau, com parceria do SESC Santo Amaro;
– Entrega do troféu “Mulher Alma Rosada” para dez mulheres influenciadoras da saúde integral do feminino.
Serviço:
O que: Outubro Rosa: Prevenção é Vida, Empreender é Lida
Onde: Teatro Paulo Eiró (praça e interno/plateia), Av Adolfo Pinheiro, 765, Santo Amaro, São Paulo
Data: 25 de outubro
Horário: Das 13h às 17h