Diadema promove 1° Encontro de Saúde e Educação para o Desenvolvimento Infantil

Mais de 200 profissionais das duas áreas participaram de palestras sobre marcos do desenvolvimento infantil e rede de cuidados para a primeira infância, com foco na educação inclusiva

  • Data: 21/10/2022 20:10
  • Alterado: 21/10/2022 20:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de Diadema
Diadema promove 1° Encontro de Saúde e Educação para o Desenvolvimento Infantil

Crédito:Dino Santos / PMD

Você está em:

Cerca de 200 pessoas, entre profissionais da saúde e da educação de Diadema, participaram na manhã desta sexta-feira (21) do 1° Encontro de Saúde e Educação para o Desenvolvimento Infantil. Promovido em parceria entre as Secretarias de Educação e Saúde da cidade, a atividade faz parte das ações integradas do governo com objetivo de ofertar atendimento pleno e integral a todos os munícipes, nesse caso específico, às crianças durante a sua primeira infância (0 a 6 anos) e com foco na educação inclusiva.

Secretária de Educação de Diadema, Ana Lucia Sanches destacou que a criança depende do poder público para articular os serviços de que ela precisa e essa interlocução com saúde é uma das medidas para qualificar o atendimento. “A Saúde é onde o cidadão começa a ser cidadão, já no nascimento, com os primeiros cuidados. Depois, é no espaço escolar que essa cidadania também é exercida”, pontuou. “Que esse seja o primeiro de muitos encontros neste nosso trabalho de defesa dos direitos das crianças”, concluiu.

A secretária de Saúde de Diadema, Rejane Calixto, destacou que essa atuação conjunta entre as pastas é uma diretriz do governo do prefeito José de Filippi Junior e que estão sendo resgatadas as ações intersecretariais. “O desenvolvimento integral infantil tem múltiplas dimensões. Física, motora, cognitiva, social. Não tem como pensarmos em um trabalho de qualidade que não seja integrado”, declarou.

A primeira palestra foi conduzida por Talita Pazeto. Pedagoga, pós-graduada em Psicopedagogia, mestre e doutora em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, CEO e sócia do Premium Tismo, um centro de desenvolvimento comportamental que atende crianças e adolescentes autistas, ela falou sobre “Alertas no Desenvolvimento Infantil”, com especial atenção sobre os marcos do desenvolvimento.

A segunda palestra ficou a cargo de Julieta Jerusalinsk, psicóloga, especialista em Estimulação Precoce pelo FEPI-Centro Lydia Coriat de Buenos Aires, mestre e doutora em psicologia clínica, professora de Especialização da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) no curso de teoria psicanalítica, membra fundadora da Rede Bebê e do Instituto Travessias da Infância – Centro de Estudos Lydia Coriat SP, onde coordena o curso de especialização em Estimulação Precoce Clínica Transdisciplinar do Bebê. O tema abordado foi “A rede de cuidados e o olhar da saúde na primeira infância”.

A coordenadora de Educação Especial e Inclusão da Secretaria de Educação, Ana Claudia Martins, destacou que atuar na intervenção precoce, diante do diagnóstico de atraso no desenvolvimento infantil, é a chance de termos melhores prognósticos para o futuro das crianças. “Ações como a que aconteceu hoje nos ajudam a pensar, de forma articulada, nos melhores encaminhamentos dos serviços”, afirmou.

A coordenadora de Atenção Básica da Secretaria de Educação, Maria Luiza Malatesta, avaliou o encontro como uma oportunidade valiosa de aproximação entre as pastas para qualificar os atendimentos na cidade. “A gente já vem se reunindo, mas ter a participação de profissionais que têm esse olhar da educação e da saúde nos auxilia a encontrar nosso próprio caminho, estabelecer fluxos e cuidar das crianças”, declarou.

Compartilhar:

  • Data: 21/10/2022 08:10
  • Alterado:21/10/2022 20:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de Diadema









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados