Exposição da FPM relembra chegada de japoneses à cidade

Mostra virtual Irashaimase – Imigração japonesa em São Caetano já pode ser acessada no site da Fundação Pró-Memória

  • Data: 01/06/2016 17:06
  • Alterado: 01/06/2016 17:06
  • Autor: Marília Tiveron
  • Fonte: Fundação Pró-Memória
Exposição da FPM relembra chegada de japoneses à cidade

Crédito:

Você está em:

No final da década de 1920, já com razoável número de indústrias, que precisavam de mão de obra, São Caetano tornava-se bastante atrativa aos imigrantes, neste caso, os japoneses. No ano de 1926, há registros da chegada da família Toyoda às terras que hoje compõem o município. Para o Dia da Imigração Japonesa no Brasil, celebrado em 18 de junho, a Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul promove a mostra virtual Irashaimase – Imigração japonesa em São Caetano do Sul, que pode ser acessada a partir de hoje (1°/6), no site da instituição (www.fpm.org.br).

Atualmente, na cidade, a comunidade japonesa organiza-se em algumas associações como a Associação Nipo Brasileira São Caetano do Sul (Bunka SCS), que tem sede no Centro Recreativo Esportivo Santa Paula (antigo Clube Recreativo Esportivo Gonzaga Nipo-Brasileiro), a Associação Okinawa de São Caetano do Sul, sediada na Alameda Conde de Porto Alegre, no Bairro Santa Maria, e a Associação Karaokê São Caetano do Sul, também localizada na Alameda Conde de Porto Alegre.

Além de imagens históricas do acervo do Centro de Documentação Histórica, a exposição também apresenta flagrantes de atividades e eventos da Associação Nipo Brasileira de São Caetano do Sul, fundada há mais de 60 anos.

A mostra ficará em destaque no site até o dia 30. Depois desse prazo, poderá ser acessada no mesmo link, mas clicando-se em Exposições Virtuais. Mais informações pelo telefone 4223-4780

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 01/06/2016 05:06
  • Alterado:01/06/2016 17:06
  • Autor: Marília Tiveron
  • Fonte: Fundação Pró-Memória









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados