Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí recebe Maestro Spok

O maestro convidado Spok e o baterista Adelson da Silva apresentam o concerto “A história do Frevo” hoje, dia 19 de outubro, às 20h, no Teatro Procópio Ferreira

  • Data: 19/10/2022 15:10
  • Alterado: 15/08/2023 20:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Assessoria
Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí recebe Maestro Spok

O maestro convidado Spok e o baterista Adelson da Silva apresentam o concerto “A história do Frevo”

Crédito:Divulgação

Você está em:

A Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí — instituição da Secretaria de Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina — receberá o Maestro Spok em uma apresentação musical vibrante que irá contar “A História do Frevo”. O evento gratuito está previsto para esta quarta-feira, 19 de outubro, às 20h no Teatro Procópio Ferreira, em Tatuí (SP). 

Além da presença de maestro Spok, que divide a autoria dos arranjos com maestro Duda e Nilson Lopes, a apresentação também conta com as participações especiais do baterista Adelson Silva e do bailarino (passista) Alisson Lima, que se apresentará durante o frevo de rua “Cocada”, de Lourival Lima, com arranjo de Nilson Lopes.

O concerto “A História do Frevo” visa promover o Frevo, que recebeu o título de Patrimônio Imaterial da Humanidade em 2012. Derivado da mistura de gêneros como a modinha brasileira (séculos XVII e XIX), com influência da ópera italiana — da quadrilha de origem francesa, do maxixe — gênero brasileiro autônomo, também chamado “tango brasileiro” — da polca, vinda dos salões europeus, o Frevo é o representante máximo do ‘sincretismo musical’ de nosso país.

Inaldo Spok Cavalcante de Albuquerque Natural de Igarassu, começou na música aos 13 anos. É considerado o caçula entre os principais maestros do frevo pernambucano. No final dos anos 1980 passou a estudar no Centro de Criatividade Musical do Recife onde teve a oportunidade de trabalhar com os mestres do gênero, como José Menezes, Guedes Peixoto, Nunes, Clóvis Pereira, Duda, Edson Rodrigues, Ademir Araújo.

É há quase vinte anos, instrumentista, arranjador e diretor musical da SpokFrevo Orquestra. Tem três discos lançados (Passo de Anjo, Ninho de Vespa e Frevo Sanfonado) e um DVD ao vivo, Passo de Anjo Ao Vivo. Spok foi músico integrante das bandas de grandes artistas brasileiros como Fagner, Elba Ramalho, Alceu Valença e Antônio Nóbrega. Já recebeu como convidado em seus shows artistas, como: Sivuca, Léo Gandelman, Lenine, Gal Costa, Edu Lobo, Ney Matogrosso, Wanessa da Mata, Geraldo Azevedo, Moraes Moreira, Zé Ramalho, Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Emilio Santiago e Paulo Miklos.

Spok criou a SpokFrevo Orquestra em 2001, em Recife (PE), cujo objetivo é divulgar o frevo no Brasil e no mundo. Em 2007, Spok foi convidado pelo Diretor Musical Carlos Fernando para acompanhar todos os artistas que compuseram o álbum duplo em homenagem ao centenário do Frevo “100 anos de Frevo – É de Perder o Sapato”. Gilberto Gil, Maria Betânia, Lenine, Luiz Melodia, Maria Rita, Edu Lobo foram alguns dos intérpretes convidados.

Com a SpokFrevo Orquestra, Spok conheceu o mundo. Tamanha experiência o fez ser convidado para ministrar palestras, realizar participações especiais e assim, novos projetos surgiram como a iniciativa junto a Orquestras Sinfônicas, onde tem o espetáculo chamado “A História do Frevo” em que Adelson Silva (baterista) também o acompanha. Para além da música, Spok já coproduziu três projetos cinematográficos: Sete Corações, O Orquestrão — A maior Orquestra de Frevo do Mundo, ambos já lançados, e Do Frevo Ao Jazz, em fase de finalização. A educação é também um marco na sua trajetória.

Na intenção de transformar a vida, história de crianças e adolescente, que vivem em áreas de vulnerabilidade social, o maestro mantém há três anos o Instituto Passo de Anjo, na sua cidade Abreu e Lima (PE). Um Instituto sem fins lucrativos, onde se trabalha a música, a dança, as artes cênicas e o canto. Marco Almeida Júnior Bacharel em Euphonium pela Faculdade Mozarteum de São Paulo e formado em Regência pelo Conservatório de Tatuí na classe do maestro Dario Sotelo. Iniciou os estudos com o próprio pai, aos 10 anos. Participou como artista convidado de diversos festivais nacionais e internacionais. Atuou como eufonista na Banda Sinfônica do Estado de São Paulo e Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí.

Como músico convidado, atuou nas principais orquestras sinfônicas do país: OSPA, Filarmônica de Minas Gerais, Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo, Orquestra Sinfônica de Campinas. Participou, em 2014, da Conferência “The Midwest Clinic” (Chicago/EUA).

Em 2017, atuou como solista convidado da University of Minnesota em Duluth – EUA, a convite do maestro Mark Whitlock. Tem atuado como regente convidado dos grupos: Conjunto de Metais do Conservatório de Tatuí, Banda Sinfônica de Nova Odessa, Banda Sinfônica de Sumaré, Banda Henrique Marques, entre outros. Atualmente, é regente titular da Banda Sinfônica de Nova Odessa, Big Band Na Gaveta, Grupo Subjetivo, Rodrigo José Oficial. É professor de Eufônio, Prática de Conjunto/Banda Sinfônica Infantojuvenil do Conservatório de Tatuí e regente e coordenador da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí. É Artista Adam’s Brass Instruments e K&G Mouthpieces.

Sobre a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí

Fundada em 1992, a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, que conta com mais de 50 integrantes, atua fortemente na execução de obras encomendadas a arranjadores e compositores brasileiros, tornando-se fundamental no incentivo de produção de obras originais para bandas. Ao longo de sua existência, recebeu dezenas de regentes reconhecidos(as) na cena musical, como convidados especiais. Dentre eles, destacam-se Arnald Gabriel, Marcos Sadao e Monica Giardini.

PROGRAMA

Clarins (fanfarra)
Arranjo: Maestro Duda

Passo de Anjo — Spok/João Lira (frevo de rua)
Arranjo: Spok

Quem Sabe — Carlos Gomes (modinha)

Arranjo: Maestro Duda
Frevo em Goiana — Maestro Duda (frevo de rua)

Arranjo: Maestro Duda

Os Domingos no Poço — Cândido Lira (quadrilha)
Arranjo: Maestro Duda

Dia de Frevo — Maestro Duda (frevo de rua)

Arranjo: Maestro Duda

Capenga — Eugênio Fabricio (frevo de rua)

Arranjo: Maestro Duda

Odeon — Ernesto Nazareth (maxixe)

Arranjo: Maestro Duda
Desculpe-me Nazareth — Fernando/Reinaldo de Oliveira (frevo de rua)

Arranjo: Maestro Duda

Canhão 75 — Nino Galvão (dobrado)

Arranjo: Maestro Duda

Canhão 75 — Nino Galvão (frevo de rua)

Arranjo: Spok

Folião Ausente — Sivuca (frevo de rua)

Arranjo: Spok adapt. Nilson Lopes

Relembrando o Norte — Severino Araújo (frevo de rua)
Arranjo: Maestro Duda

Mexe com Tudo — Levino Ferreira (frevo de rua)
Arranjo: Maestro Duda

Cabelo de Fogo — Maestro Nunes (frevo de rua)
Arranjo: Maestro Duda

Cocada — Lourival Oliveira (frevo de rua)
Arranjo: Nilson Lopes

Participação especial: Alison Lima (passista)

Último Regresso — Getúlio Cavalcanti (frevo de bloco)
Arranjo: Spok

Frevo Sanfonado — Sivuca (frevo de rua)
Arranjo: Spok adapt. Nilson Lopes

Sabe Lá o Que é Isso — João Santiago (frevo canção)
Arranjo: Spok

Último Dia — Levino Ferreira (frevo de rua)
Arranjo: Spok

É Fazer Chorar — Luiz Bandeira (frevo canção)
Arranjo: Nilson Lopes

SERVIÇO
Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí e Maestro Spok – A História do Frevo
Regência e coordenação: Marco Almeida Júnior
Convidado: Maestro Spok
Participação especial: Adelson Silva e Alisson Lima
Data: 19 de outubro de 2022, quarta-feira
Horário: 20h
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita
Ingressos: Link

Compartilhar:

  • Data: 19/10/2022 03:10
  • Alterado:15/08/2023 20:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Assessoria









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados