Programa de Saúde da Prefeitura de SP para idosos concorre ao prêmio Boas Práticas
A homenagem é concedida a instituições públicas ou privadas pelas boas práticas voltadas à pessoa idosa
- Data: 19/10/2022 11:10
- Alterado: 15/08/2023 20:08
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Paulo
Idosos
Crédito:Marcelo Camargo - Agência Brasil
O Programa Acompanhante de Idosos (PAI), promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), concorre ao prêmio Boas Práticas 2022. A cerimônia de entrega será realizada no dia 3 de novembro, em Madri, na Espanha. A votação se encerra nesta quarta-feira (19).
O prêmio, concedido a cada dois anos em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, celebrado no dia 1º de outubro, é uma iniciativa da Fundación Pilares – para la autonomía personal (Fundação Pilares – para a autonomia pessoal). A entidade espanhola, sem fins lucrativos, apoia a dignidade ao longo da vida por meio da inovação, conhecimento e cooperação para propor modelos e ações que transformem a qualidade de vida da pessoa idosa.
Para votar no PAI, basta entrar na página https://www.fundacionpilares.org/votaciones-premios/, preencher os dados e votar em “Morar 60+: Programa de Acompañamiento a la Persona Mayor” (atenção porque há outros projetos com o título de Morar 60+) e clicar em “enviar mi voto”.
O tema deste ano do prêmio é “A resiliência das pessoas idosas em um mundo em mudança”, que vai abordar, entre outras questões, o enfrentamento da desigualdade de gênero na velhice e o importante papel que desempenham as mulheres idosas para superar desafios globais.
“A indicação demonstra o reconhecimento da importância da estratégia de atendimento à população idosa mais vulnerável e que necessita de uma rede de apoio. A atuação do PAI visa possibilitar a permanência do idoso em seu domicílio, envelhecendo na sua comunidade com melhor qualidade de vida e garantia de acesso à saúde e a outras políticas públicas que também atendem à população idosa. É um projeto que nos dá muito orgulho e é uma satisfação a indicação para o prêmio de uma entidade tão importante”, diz Rosa Maria Bruno Marcucci, coordenadora da Área Técnica de Saúde da Pessoa Idosa da SMS.
A indicação para o prêmio é resultado da publicação sobre o PAI em um capítulo do livro “Morar 60 Mais – Revolucionando a moradia em face da longevidade”, organizado e idealizado por Inês Rioto, com contribuição de Áurea Barroso e Edgard Viana, lançado em 2021.
“A Fundación Pilares reconheceu o livro como indicador de boas práticas de moradias e programas de atendimento a pessoas idosas em domicílio no Brasil. Ter o PAI e outras práticas brasileiras indicadas a concorrer ao prêmio por votação popular é de extrema importância para nós, brasileiros. Esse reconhecimento de uma fundação que é referência na Espanha e na Europa em cuidados a pessoas idosas é muito merecido”, diz Inês Rioto.
Os prêmios destinam-se a todas as entidades, públicas ou privadas, que exerçam o seu trabalho na área da prevenção, intervenção, organização, gestão, formação, investigação, projeto arquitetônico, inovações tecnológicas ou comunicação relacionadas com o envelhecimento, a deficiência ou dependência.
Programa
O PAI tem por objetivo atender aos idosos em situação de fragilidade e alta vulnerabilidade social. Disponibiliza a prestação dos serviços de profissionais e acompanhantes de idosos, para apoio e suporte nas atividades e necessidades diárias, com os objetivos de promover assistência integral à saúde da população idosa.
São atualmente 50 equipes cada uma com assistente social, enfermeiro, médico, acompanhantes de idosos, motorista e profissional administrativo com capacidade média de acolher seis mil idosos por mês, mas o número de atendimentos é muito maior, já que os acompanhantes podem ir até cinco vezes por semana à casa de um idoso. Para participar do programa, o idoso deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência.