I Torneio Municipal de Robótica empolga alunos e pais em São Caetano

O I Torneio Municipal de Robótica de São Caetano do Sul, realizado sábado (30/5), no Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação (Cecape) Dra. Zilda Arns, foi um grande sucesso entre os alunos competidores e os pais e amigos que ficaram na torcida. A atividade envolveu jovens de 12 escolas municipais e foi o resultado […]

  • Data: 01/06/2015 17:06
  • Alterado: 01/06/2015 17:06
  • Autor: Alexandre Costa
  • Fonte: PMSCS
I Torneio Municipal de Robótica empolga alunos e pais em São Caetano

Crédito:

Você está em:

O I Torneio Municipal de Robótica de São Caetano do Sul, realizado sábado (30/5), no Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação (Cecape) Dra. Zilda Arns, foi um grande sucesso entre os alunos competidores e os pais e amigos que ficaram na torcida. A atividade envolveu jovens de 12 escolas municipais e foi o resultado de muitos meses de dedicação dos estudantes na montagem e programação de robôs, parte do Programa de Robótica Lego Education levado às escolas pela Prefeitura em 2014.

 “O que nós buscamos em São Caetano é dar apoio e condições para que todos os estudantes desenvolvam seu potencial e criatividade. Temos a responsabilidade de manter a qualidade da nossa Educação e fico muito contente ao ver a participação dos pais nestas atividades extracurriculares. É isso que faz de São Caetano uma cidade diferenciada”, avaliou o prefeito Paulo Pinheiro, que acompanhou a competição e premiou os alunos.

O torneio começou com cada equipe preparando os últimos detalhes de seus robôs – os estudantes já sabiam dos desafios que as máquinas teriam de enfrentar, por isso já vinham desenvolvendo o design e a programação de seus robôs nos últimos meses, com apoio de seus professores e dos monitores da empresa ZOOM, parceira da Prefeitura no programa municipal de robótica.

Além do design e programação dos robôs, o I Torneio Municipal de Robótica também levou em conta os Core Values, ou valores do trabalho cooperativo. Cada equipe foi entrevistada pelos organizadores da competição e avaliada por conceitos como a dinâmica de trabalho e o respeito entre os integrantes. “Além da robótica, queremos estimular o trabalho em equipe entre os jovens”, explicou Paula Marcassa, da ZOOM.

DISPUTA – Depois da avaliação do design e programação pelos juízes, chegou a hora mais esperada da competição: o circuito de desafios que cada robô teria de executar em dois minutos e meio. Cada equipe tinha direito a duas tentativas e a vencedora seria a que concluísse o maior número de desafios. Quando finalmente a disputa começou, sempre com duas equipes alinhadas, o que se viu foram estudantes concentrados e muita torcida, e tensão, por parte dos pais, professores e amigos.

A animação do público deu o tom do torneio. Muitos torcedores levaram faixas e cartazes de incentivo aos competidores – como o que dizia simplesmente “Orgulho das Mamães”, numa brincadeira e reconhecimento aos esforçados estudantes, que se dedicaram ao máximo para fabricar robôs funcionais e prontos para os desafios propostos. “Acho que nós ficamos mais tensas do que eles”, admitiu Carla Luzini, mãe de Pietro, 11 anos, aluno da Escola Municipal de Ensino (EME) Prof. Vicente Bastos, do Bairro São José.

Ao final das duas rodadas, a grande vencedora do I Torneio Municipal de Robótica foi a equipe da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Senador Fláquer, do Bairro Fundação, formada pelos alunos Lucas Gabriel, Rhian, Iasmin, Bruna, Matheus e Arthur, do 9º ano, e Mariana, do 8º. “Eles se dedicaram bastante. Quase todos os dias eles treinavam depois das aulas e mereceram a vitória”, elogiou o professor Gabriel Castaño, que destacou os benefícios da robótica no aprendizado dos jovens. “Essas atividades são ótimas para desenvolver o raciocínio lógico, por fazer os alunos pensarem em formas de resolverem problemas e desafios.” 

Os estudantes da EME Prof. Vicente Bastos ficaram com o vice-campeonato no desafio do circuito. O I Torneio Municipal de Robótica também premiou as equipes da EMEF Bartolomeu Bueno da Silva, do Bairro Santo Antônio, pelo melhor Design e Programação, e da EMEF Ângelo Raphael Pellegrino, do Bairro Mauá, pela dinâmica de trabalho em equipe. “Fico contente em ver o empenho e interesse dos estudantes pela robótica, que levamos a todas as escolas de São Caetano. Todos os participantes são vencedores”, concluiu a secretária municipal de Educação, Ivone Braido Voltarelli.

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 01/06/2015 05:06
  • Alterado:01/06/2015 17:06
  • Autor: Alexandre Costa
  • Fonte: PMSCS


Tempo em São Caetano do Sul para amanhã
27/12


Chuva forte de manhã. Aberturas de sol à tarde e pancadas de chuva que vão até a noite.

Madrugada

Chuvoso.

Manhã

Chuva e trovoadas.

Tarde

Sol entre nuvens e pancadas de chuva, com trovoadas

Noite

Pancadas de chuva durante a noite

Temperatura em
São Caetano do Sul

Max: 25°C

Min: 20°C

Chuva em
São Caetano do Sul

Probabilidade: 100%

Quantidade: 26mm

Ventos em
São Caetano do Sul

Velocidade: 7km/h








Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados