“Outono Inverno ou O Que Sonhamos Ontem” no Itaú Cultural

Outono Inverno ou O que Sonhamos Ontem, versão do texto do dramaturgo sueco Lars Norén, tem temporada de nove dias no palco do IC

  • Data: 18/10/2022 11:10
  • Alterado: 15/08/2023 20:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Itaú Cultural
“Outono Inverno ou O Que Sonhamos Ontem” no Itaú Cultural

Com estreia no Itaú Cultural

Crédito:Leekyung Kim

Você está em:

O Itaú Cultural recebe de 27 a 29 de outubro (quinta-feira a sábado) e de 1 a 6 de novembro (terça-feira a domingo) a temporada de estreia da peça Outono Inverno ou O Que Sonhamos Ontem. Com direção de Denise Weinberg, o texto escrito nos anos de 1980 pelo autor sueco Lars Norén – morto em 2021 de Covid-19 – faz um diálogo com os tempos atuais. O ponto de partida é um jantar de família onde se reúnem uma mãe opressora, um marido submisso e duas filhas de meia idade, que deixam emergir sentimentos profundos guardados por anos.

A estreia abriga uma relação íntima de Denise com este texto de Norén, originalmente intitulado Outono Inverno. Em 2006, sob direção de Eduardo Tolentino de Araújo, ela dividiu o palco com o ator Sérgio Britto e a atriz Laura Cardoso, no papel de uma das filhas do casal. Em 2017, a convite do Itaú Cultural, dirigiu a leitura do mesmo texto na Ocupação Laura Cardoso, o que a estimulou a avançar no projeto de dirigir a obra. Com dramaturgismo de Kiko Marques, agora ela apresenta uma versão desconstruída do texto, agregando ao título original O Que Sonhamos Ontem.

A programação, como todas as atividades do Itaú Cultural, é gratuita. Os interessados devem reservar os ingressos pela plataforma INTI. No dia 19 de outubro (quarta-feira) começam as reservas de ingressos para as sessões do dia 27 ao 29 deste mês (quinta-feira a sábado), e no dia 26 iniciam as reservas para as apresentações de 1 a 6 de novembro (terça-feira a domingo).

Outono Inverno ou O Que Sonhamos Ontem leva à cena a personagem Margarida (Noemi Marinho), uma mãe opressora, que não demonstra carinho, nem compreensão pelas filhas Ana e Eva (Dinah Feldman e Nicole Cordery), duas mulheres de meia idade. O marido é Henrique (Riba Carlovich), homem submisso e reprimido. A trama se passa durante um jantar, no qual a família deixa aflorar mágoas e sentimentos profundos. Revela, ainda, como a falta de amor entre o casal afetou as filhas em profundidade.

Para Denise, a peça faz uma viagem pelas sombras do inconsciente de uma família, um sistema esfacelado, disfuncional e que, segundo Norén, gera neuroses e doenças afetivas.

“Tentando viajar mais para o lado sensorial, que sempre me fascinou, e menos pelo racional, a peça é uma experiência que nos levou e nos leva diariamente a pensar nas nossas vidas e nossas experiências como seres humanos gregários”, observa a diretora. “A base é esse texto magistral de Lars Norén, deslocado brilhantemente por Kiko Marques de 1980 para nossa sociedade contemporânea do século XXI, esfacelada pelos ódios, pela ganância, pela falta e dificuldade de amar, pela miséria, pela descoberta infeliz de não termos dado certo, não termos realizado nossos sonhos e a triste constatação da nossa solidão e frustração”, complementa.

Construção conjunta

Assim como foi chamada para dividir a montagem de 2006 com Sérgio Britto e Laura Cardoso, Denise trouxe para Outono Inverno ou O Que Sonhamos Ontem uma equipe com parceiros de trabalhos anteriores e jovens artistas. Noemi e Carlovich são parceiros de sua trajetória artística. Dinah e Nicole, tem trabalhado com ela desde a década de 1990 no Grupo TAPA. Juntos, acompanham todo o processo de iluminação, produção, figurino e trilha sonora.

Dinah foi dirigida por Denise em O Nome, de Jon Fosse, sua peça de encerramento na formação do Núcleo Experimental do Teatro Popular do Sesi, e em Nina ou Da Fragilidade das Gaivotas Empalhadas, de Matéi Visniec. Nicole, por sua vez, trabalhou com o Grupo TAPA entre 1996 e 2006 e veio para São Paulo para integrar a companhia, na época em que Denise se desligou.

Com Kiko Marques, a diretora divide trabalhos no teatro há anos. Juntos repaginaram a dramaturgia desse texto de 1982 com questões contemporâneas. A direção musical é de Gregory Slivar, que também interpreta a trilha sonora ao vivo – “ajudando as emoções a aparecerem”, como diz Denise. O cenário e figurinos são assinados por Chris Aizner e a luz é de Wagner Pinto, parceiros de trabalho da diretora há décadas.

SERVIÇO:

Espetáculo Outono Inverno ou O Que Sonhamos Ontem

De Lars Norén, com dramaturgismo de Kiko Marques e direção de Denise Weinberg.

Temporada de estreia:

De 27 a 29 de outubro (quinta-feira a sábado) e de 1 a 6 de novembro (terça-feira a domingo).

De terça-feira a sábado, às 20h. Domingo e no feriado do dia 2 de novembro (quarta-feira), às 19h.

Gênero: Drama

Classificação: 14 anos

Duração: 90 minutos

Capacidade: 224 lugares

Reserva de ingresso pela plataforma INTI (acesso pelo site www.itaucultural.org.br)

Seguem as datas de reservas de ingressos para cada semana, sempre a partir das 12h:

No dia 19 de outubro (quarta-feira) – para sessões de 27 a 29 de outubro (quinta-feira a sábado)

No dia 26 de outubro (quarta-feira) – para sessões de 1 a 6 de novembro (terça-feira a domingo)

Fila de espera em programações com ingressos esgotados:

Os ingressos reservados valem até 10 minutos antes do início da sessão. Após esse horário, os ingressos que não tiverem o check-in feito na entrada do auditório, perdem a validade e serão disponibilizados para a fila de espera organizada presencialmente.

*Essa atividade contará com interpretação em LIBRAS

Compartilhar:

  • Data: 18/10/2022 11:10
  • Alterado:15/08/2023 20:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Itaú Cultural









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados