Crianças e contaminação por chumbo
Apesar de sua utilidade, ele pode apresentar vários perigos para o desenvolvimento e a saúde de crianças e adultos
- Data: 12/10/2022 14:10
- Alterado: 15/08/2023 21:08
- Autor: Redação
- Fonte: SPSP
Crianças e contaminação por chumbo
Crédito:TV Brasil
O chumbo é um metal tóxico, que pode estar presente na produção de plásticos, baterias, cabos elétricos, tintas, canos e muitos outros produtos fabricados pela indústria, causando importante contaminação ambiental e ocupacional pelo seu uso disseminado. Apesar de sua utilidade, ele pode apresentar vários perigos para o desenvolvimento e a saúde de crianças e adultos.
“A redução do uso de chumbo em combustíveis, nas tintas e encanamentos residenciais foi importante para controlar a exposição, mas ainda existem outras fontes, como a reciclagem inadequada ou clandestina de baterias, ou o seu descarte inapropriado ou lixo eletrônico de computadores, ambos muito presentes no Brasil”, alerta a pediatra Lígia Fruchtengarten, membro do Departamento de Segurança Infantil da SPSP, explicando que o chumbo é um agente tóxico de efeito acumulativo no organismo, afetando diversos sistemas, como o neurológico, hematológico, gastrointestinal, cardiovascular e renal.
De acordo com a médica, as crianças são particularmente vulneráveis aos seus efeitos neurotóxicos, sendo que a exposição, mesmo em baixas concentrações, pode resultar em danos neurológicos irreversíveis. Ela diz que a monitorização de uma população exposta é realizada através da pesquisa da concentração sanguínea de chumbo. “Atualmente, mesmo níveis sanguíneos muito baixos detectados não são aceitáveis, nem considerados seguros contra o possível desenvolvimento de alterações cognitivas. Alterações de comportamento, déficit de atenção, distúrbios de linguagem e diminuição no QI são alguns problemas relacionados com a exposição ao chumbo”, afirma a médica.