Diadema capacita empreendedores para auxiliar na renovação de licenças
Os empreendedores das feiras de Diadema têm até 10 de novembro de 2022 para renovar as licenças
- Data: 12/10/2022 11:10
- Alterado: 15/08/2023 21:08
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Diadema
Empreendedores de feira Curso Manipulação de Alimentos.
Crédito:Divulgação
A Prefeitura de Diadema realizou o curso “Higiene na Manipulação de Alimentos” para 49 empreendedores populares que atuam em feiras livres do município. A formação faz parte do processo de renovação anual das licenças, que exige a apresentação do certificado de conclusão do curso.
A renovação envolve contingente de 282 empreendedores e deste, um pouco mais de 17% precisam fazer a capacitação. São trabalhadores que comercializam alimentos que precisam de manuseio. São barracas que vendem lanches, pastéis, sucos naturais, tapioca, salgados, temperos, pescados e caldo de cana, entre outros.
A capacitação foi realizada por técnicos do Programa de Educação Alimentar e Nutricional de Diadema (PEAND) e durante a formação os participantes receberam informações técnicas de como evitar a contaminação dos alimentos, armazenamento adequado, como expor para a venda, preparo e como proceder na higienização das mãos.
“Fazer o curso é importante, porque, além de capacitar os empreendedores, eles vão oferecer à população de Diadema alimentos seguros e sem riscos de contaminações”, afirma a nutricionista do PEAND Renatiely Paschoali.
O secretário da Segurança Alimentar da Prefeitura Gel Antônio, explica, que a capacitação, além de atender a lei que regula a renovação das licenças, também integra o processo de reestruturação que a atual gestão vem fazendo nas 24 feiras livres da cidade.
“Pela lei complementar municipal 455/2018, Artigo 176, que regula a atualização das licenças, sem fazer o curso, o empreendedor não pode ter a permissão para atuar nos pontos de economia. Em razão disso, a Prefeitura ofereceu, gratuitamente, o curso, para que todos os envolvidos mantenham os seus trabalhos. Outro propósito é capacitá-los para que possam oferecer um serviço de qualidade à população. Isso ajuda a aumentar a freguesia e a fidelizar a clientela”, conclui.
Os empreendedores das feiras de Diadema têm até 10 de novembro de 2022 para renovar as licenças. Como fazer isso, acesse:
www.diadema.sp.gov.br/renovaempreendedordafeira .