Artista de Diadema é homenageado em exposição no MAP
O artista Jeronimo Soares será homenageado no Museu de Arte Moderna (MAP), em Diadema, cidade onde mora, com uma exposição de suas obras
- Data: 14/04/2016 17:04
- Alterado: 16/08/2023 21:08
- Autor: Izabel Urbano
- Fonte: PMD
“Costurando a Poesia Nordestina” traz obras do artista Jeronimo Soares.
Crédito:Marcos Luiz
produção de gravuras que trazem a cultura nordestina. A exposição começa hoje, 14, às 19h.
Jerônimo Soares, um dos nomes mais importantes da xilogravura brasileira, nasceu na Paraíba, mora no bairro Canhema e passou a ser reconhecido após produzir um álbum sobre acidentes de trabalho para a revista Xilon, editada na Alemanha.
Obras do artista já foram publicadas nos principais jornais brasileiros e é reconhecido internacionalmente, sendo possível encontrar suas obras na Suíça, França, Japão, Estados Unidos, Inglaterra, Canadá e Portugal.
Seus principais álbuns são A Via Sacra segundo Jerônimo, com versos de João de Barros; 10 xilogravuras de Jerônimo, com apresentação de Jorge Amado; Cinco xilogravuras de Jerônimo, com apresentação de Jorge Amado e Cinco xilogravuras populares, com apresentação de Joseph Luyten.
“O mestre Jeronimo representa muito bem a cultura de Diadema e a cultura nordestina. Por conta disso abrimos esse espaço para que os munícipes possam conhecer mais sobre seu trabalho e sua trajetória retratando a parte cultural do nordeste já que ele está voltando a ativa nessa exposição”, conta o secretario de Cultura, Everaldo Maciel.
Para quem não conhece, xilogravura significa gravura na madeira e é uma técnica chinesa na qual o artista utiliza a madeira para entalhar um desenho.
A exposição é gratuita é estará aberta ao público até dia 29, de segunda a sexta das 9h às 18h e aos sábados das 9h às 13h.