Cursos do Fundo Social de Diadema retomam atividades
Aulas gratuitas nas áreas de Beleza, Moda e Artesanato capacitam alunos para o mercado de trabalho
- Data: 24/02/2015 14:02
- Alterado: 16/08/2023 09:08
- Autor: Renata Nascimento
- Fonte: PMD
Curso de Depilação no Centro de Convivência Renovação Oficinas Paulo de Tarso
Crédito:Marcos Luiz
Fevereiro será o mês da mudança para mais de 30 moradores da cidade que começam a frequentar, nesta semana, as aulas de três cursos promovidos pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Diadema.
Na região central, tem início o curso de artesanato que utiliza materiais que perderam a sua primeira função, como potes de sorvete, CDs e DVDs inutilizados e garrafas PET para confecção de objetos de decoração e utensílios para casa e escritório. As alunas podem vender os itens ou presentear amigos e família. Alguns objetos ainda são vendidos em bazares beneficentes e a verba destinada às ações do Fundo.
Já na região Norte da cidade, o FSS, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP), promove o curso de Depilação e Design de Sobrancelhas (Escola da Beleza), no Centro de Convivência Renovação Oficinas Paulo de Tarso (CECOR), e o de Corte e Costura (Escola da Moda), no Centro Público Thereza Lino. Ao todo, são 20 vagas, sendo 10 para cada qualificação.
Na área de Beleza, as participantes praticam a depilação facial e corporal, utilizando produtos adequados a cada região, e a modelagem de sobrancelhas com técnicas de visagismo, entre outras. No curso de Corte e Costura, as alunas aprendem a produzir calças, saias e blusas.
Os cursos, que iniciaram nesta tarde (23/2), têm duração de dois meses, com aulas teóricas e atividades práticas. As participantes receberam gratuitamente apostilas e o material utilizado em sala. O objetivo é oferecer capacitação para que o aluno, ao concluir a capacitação, possa estar apto a entrar no mercado de trabalho ou atuar prestador de serviço.
O período de inscrição foi realizado nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, mas haverá outras turmas ao longo de 2015. A qualificação é destinada a moradores de Diadema, maiores de 18 anos, desempregados e não é exigido grau de escolaridade.
Além desses, o Fundo Social de Solidariedade de Diadema oferece mais oito cursos profissionalizantes gratuitos em parceria com o FUSSESP. São eles: Escola de Beleza (Assistente de Cabeleireiro, Manicure/Pedicure e Maquiagem), Padaria Artesanal (Unidades Circo Escola, Centro Público Thereza Lino e NH 15 de Julho) e Polo Regional da Construção Civil (Pedreiro, Assentador de Pisos e Azulejos, Encanador e Gesseiro), além da implantação da Praça de Exercício do Idoso.
Fundo Social de Solidariedade – Instituído pela Lei Municipal nº 3.324/2013, o FSS visa buscar maior envolvimento da sociedade na prática do trabalho voluntário, para minimizar as necessidades sociais de grupos menos favorecidos.
SERVIÇO:
Curso de Artesanato
Local: Centro Cultural Diadema. Rua Graciosa, 300 – Centro.
Escola da Beleza – Curso de Depilação e Design de Sobrancelha
Local: Centro de Convivência Renovação Oficinas Paulo de Tarso (CECOR). Rua Santa Efigênia, 79 – Jardim Santa Rita.
Escola de Moda – Curso de Corte e Costura
Local: Centro Público Thereza Lino. Rua Santa Bárbara, 489 – Canhema.