Ribeirão Pires apresenta programas educacionais para 2016
Secretarias desenvolveram os projetos objetivando trabalhar com os alunos da rede municipal conceitos de segurança pública, mobilidade urbana e prevenção de risco
- Data: 14/03/2016 16:03
- Alterado: 14/03/2016 16:03
- Autor: Redação
- Fonte: PMETRP
Crédito:Gabriel Mazzo/PMETRP
Na manhã da última sexta-feira (11) a Secretaria de Educação, Inclusão, Cultura e Tecnologia (SEIT) de Ribeirão Pires apresentou os programas educacionais para 2016 em conjunto com a Secretaria de Transporte e Trânsito (STT), Guarda Civil Municipal (GCM) e a Defesa Civil Municipal. O evento realizado na E. M. Comendador Abdalla Chiedde contou com a presença de secretários, diretores, professores e alunos.
Todos os programas apresentados pelas Secretarias receberam orientação da Secretaria de Educação e passaram pelas alterações e adaptações necessárias para serem aplicados nas escolas da rede de ensino municipal em 2016. Todo o zelo e cuidado apresentado pela Secretaria se deu por meses, durante a elaboração dos programas, para que as crianças recebam o ensino dos diferentes temas de maneira lúdica, de acordo com sua faixa etária e com qualidade.
Os programas “Educação para o Trânsito”, “Educação da Defesa Civil” e a “Turminha da Guarda” terão como objetivo trabalhar com os alunos da rede municipal os conceitos de segurança pública, mobilidade urbana e prevenção de risco. Estas propostas fazem parte de um processo importante de construção de saberes, que inicia na Educação Infantil como forma de promoção de vida e do bem-estar de todos que se estende por toda a vida.
Para a secretária de educação, Dalva Sensato, estes projetos são eficazes por trabalharem de maneira lúdica de acordo com a faixa etária de cada escola. “Trabalhar com mecanismos de prevenção por meio da educação é de suma importância, pois o ambiente escolar é, antes de tudo, local que favorece o aprendizado e a propagação dos temas”, afirmou.
Além destes programas educacionais, as três equipes foram desafiadas a trabalharem de forma integrada para orientar o corpo docente e os alunos sobre o perigo eminente do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, da febre chikunguya e zíka vírus. Estas ações consistem em palestras, peças teatrais, fantoches, materiais informativos, cartazes, atividades lúdicas, oficinas e mutirões nas ruas. O projeto faz parte do aniversário de emancipação do município de Ribeirão Pires.
PROGRAMAS
EDUCAÇÃO CONTRA O AEDES AEGYPTI – O projeto deu-se início em 19 de fevereiro e seguirá durante todo o decorrer do ano letivo. No aniversário de emancipação do município de Ribeirão Pires, o dia será considerado o “Dia D” da Educação no combate ao Aedes Aegypti, onde todas as escolas estarão realizando inúmeras ações envolvendo professores, alunos, pais, responsáveis e a comunidade local.
Cada diretor, em conjunto com a Secretaria de Educação e o corpo docente de ensino, criou seu cronograma de acordo com a faixa etária de cada unidade escolar. As atividades consistem em palestras, atividades lúdicas, confecção de cartazes, oficinas e distribuição de folhetos explicativos. Além das ações internas, as escolas também estão envolvendo a comunidade local no trabalho de conscientização e combate aos possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti.
Para auxiliar e fortalecer o trabalho idealizado pela Secretaria de Educação, outras Secretarias do município estão apoiando o trabalho de conscientização das crianças matriculadas na rede municipal de ensino. Ribeirão Pires foi a primeira cidade da região a criar um projeto envolvendo todas as escolas municipais no combate ao Aedes Aegypti.
EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO – O trabalho desenvolvido pela Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) se propõe com a inclusão da educação para o trânsito que deve acontecer a partir da educação infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental, pois nesta faixa etária o aprendizado é mais eficaz, garantindo que o aluno cresça com consciência para um comportamento no trânsito mais humanizado.
O projeto direcionado para os alunos da educação infantil e ensino fundamental é mantido em parceria com a Secretaria de Educação, Inclusão, Cultura e Tecnologia (SEIT), fortalecendo a ampliação dos eixos temáticos “aprender a ser pedestre”, “aprender a ser passageiro”, “aprender a ser ciclista”, “aprender a ser condutor” e “aprender a ser motociclista”.
Em 2016 o Programa de Educação para o Trânsito vai realizar o Projeto “Trânsito na Escola” na unidade I da E.M. Eng. Carlos Rhon. O Projeto “Maio Amarelo” vai acontecer nas Escolas Municipais Tia Mariinha e Eng. Carlos Rhon – unidade II. E o projeto “Trânsito também é coisa de criança” acontece em várias escolas da rede. E também continua com as visitas monitoradas à Empresa Rigras, dentro do eixo temático aprender a ser passageiro. Desde 2013 o Educação para o trânsito já atendeu aproximadamente cinco mil alunos no município.
EDUCAÇÃO DA DEFESA CIVIL – Para contribuir com o crescimento e desenvolvimento positivo da criança, a Defesa Civil se propõem a transpassar conceitos básicos de cidadania, cooperativismo, respeito, solidariedade, igualdade, fora os conceitos básicos de primeiros socorros, abrigos de chuvas, enchentes, deslizamentos e poluição (lixo).
Sendo assim, a equipe de Educação da Defesa Civil foi criada em 2015 para atuar com o público infantil, com auxílio da equipe de Educação para o Trânsito com novas estratégias pedagógicas de atendimento. No segundo semestre de 2015 o teatro de fantoches da Defesa Civil percorreu algumas escolas do município levando de forma lúdica a proposta de prevenção de risco, ressaltando a importância da preservação do meio ambiente, da fauna e da flora nativa.
Para 2016, a Educação da Defesa Civil se mobilizará para conscientizar sobre o mosquito Aedes Aegypit. A equipe trabalhará com ações preventivas dentro das escolas com o objetivo de eliminar criadores. O grupo está atuando nas escolas municipais com crianças de 4 a 12 anos com a peça “Todos juntos contra o Aedes Aegypti”, através do teatro infantil que utiliza recursos lúdicos para instruir as crianças sobre os motivos pelo qual há preocupação com este mosquito e as doenças que transmite.
TURMINHA DA GUARDA – Desde 2014, a Turminha da Guarda atua nas escolas da rede municipal por meio do teatro de fantoches com temas significativos do mundo atual. Entre eles, a preservação do meio ambiente, o uso racional da água, e, recentemente já se atentando para os perigos dos vírus transmitidos pelo mosquito Aedes Aegypti, realizaram a peça da “Dengue”, que foi apresentada no “Festival do Chocolate”.
Um dos objetivos do projeto é aproximar a corporação dos munícipes, em especial aos pais e alunos, como também diretores, professores e funcionários da escola. Criando o fortalecimento do vínculo com a sociedade, proporcionando um círculo de confiança e a sensação de segurança na cidade.
Para este ano, a Turminha da Guarda projetou uma série de ações inovadoras para levar as escolas de educação infantil e ensino fundamental uma apresentação sistemática da corporação e suas funções na cidade. O objetivo é trabalhar com as crianças que estão no início da fase de alfabetização, ensinando as letrinhas G, C e M para posteriormente apresentar o significado de cada uma. No término será ensinado as funções da Guarda Ambiental, do Canil, da ROMU e da Ronda Escolar.