Câmara completa 130 anos de serviços prestados a Santo André e ao ABC

Legislativo municipal celebra aniversário nesta quinta-feira

  • Data: 28/09/2022 20:09
  • Alterado: 28/09/2022 20:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de Santo André
Câmara completa 130 anos de serviços prestados a Santo André e ao ABC

Crédito:Helber Aggio / PSA

Você está em:

Local voltado aos interesses e à participação da população, instalado em uma cidade que desde sua fundação ocupa lugar de destaque quando o assunto é organização dos poderes públicos, a Câmara de Santo André completa nesta quinta-feira (29), 130 anos desde que foi instalada, em 1892, com um histórico de elaboração de leis, fiscalização do trabalho do Poder Executivo e sugestão de ações e melhorias para a cidade, sempre respaldada pelo envolvimento dos moradores andreenses.

A sede do Legislativo de Santo André tem longo histórico, inclusive com ações voltadas a todo o ABC, e passou por diversos locais antes de se instalar na Praça IV Centenário, onde compõe o Centro Cívico junto dos outros dois poderes, o Executivo e o Judiciário, dividindo espaço ainda com a Biblioteca Nair Lacerda, o Teatro Municipal Flavio Florence, o Salão de Exposições e o Auditório Heleny Guariba.

“Celebrar os 130 anos da Câmara Municipal de Santo André é relembrar a história da nossa cidade. Mais de um século de atuação, sob o exercício de implantar leis que melhorem a vida da nossa gente. Minha trajetória política passa por esta Casa e, hoje, tenho o apoio dos vereadores para aprovar diversas medidas que nos habilitam em cuidar e melhorar a vida da nossa gente”, celebra o prefeito Paulo Serra, que foi eleito para a vereança e integrou a Câmara por duas legislaturas: de 2005 a 2008 e 2009 a 2012.

“Um Legislativo forte, atuante e participativo é fundamental e faz grande diferença no desenvolvimento socioeconômico da nossa cidade”, considera o chefe do Paço andreense.

A cidade está atualmente na 18ª legislatura, que teve início em 2021 e termina em 2024. Se em 1892 foram eleitos seis vereadores (e um deles ocupava cargo similar ao desempenhado pelo prefeito), atualmente a Casa de Leis andreense conta com 21 parlamentares (determinados pela Lei Orgânica do Município, espécie de constituição municipal), representando 13 diferentes siglas partidárias.

“A Câmara Municipal reúne representantes da sociedade civil e, por isso, é um canal de diálogo entre a comunidade e o poder público. É sempre um desafio. Aqui você faz gestão de verdade. Administra contratos, toma decisões e precisa imprimir as bandeiras que você acredita”, descreve o atual presidente da Casa de Leis, Pedrinho Botaro, que exerce a função pela segunda vez.

“Desde 1992 (Franco Masiero) um vereador não era reconduzido a esse cargo. Consegui mostrar que é possível fazer um novo jeito de política, com respeito aos vereadores e suas posições e ideologia partidária. Minha opção sempre foi pelo diálogo na condução dos trabalhos, e numa democratização maior dos assuntos. Ao mesmo tempo, mostrei que podemos implantar novas ideias com responsabilidade fiscal. Inovar a gestão com ética é eficiência”, enaltece Pedrinho Botaro.

Compartilhar:

  • Data: 28/09/2022 08:09
  • Alterado:28/09/2022 20:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de Santo André









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados