Como a torcida contra o Palmeiras vem contribuindo para a popularidade do clube

Por estar à frente do único grande de São Paulo que não conquistou nem a antiga Copa Intercontinental nem a atual Copa do Mundo de Clubes, a atual diretoria do Palmeiras convive com a expectativa de ser aquela que enfim obterá o último grande troféu que falta ao Verdão. É uma questão bastante controversa, já […]

  • Data: 26/09/2022 08:09
  • Alterado: 22/08/2023 19:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: ABCdoABC
Como a torcida contra o Palmeiras vem contribuindo para a popularidade do clube

Crédito:

Você está em:


Por estar à frente do único grande de São Paulo que não conquistou nem a antiga Copa Intercontinental nem a atual Copa do Mundo de Clubes, a atual diretoria do Palmeiras convive com a expectativa de ser aquela que enfim obterá o último grande troféu que falta ao Verdão.

É uma questão bastante controversa, já que o clube venceu a antiga Copa Rio, em 1951, e defende que essa competição deveria ter estatuto idêntico ao das duas mencionadas anteriormente (a estrela vermelha acima do escudo no uniforme da equipe serve como um lembrete desse título).

De qualquer maneira, a atual presidente palmeirense, Leila Pereira, nunca escondeu que tem o atual Mundial de Clubes como uma obsessão. E, a julgar pela atenção que a sua equipe atraiu recentemente, muitos torcedores — inclusive de outros times — compartilham desse sentimento.

Superando o “Mais Querido”

De acordo com uma pesquisa encomendada pelo jornal O Globo, realizada em julho passado, o ranking das cinco maiores torcidas do Brasil tem o Flamengo em primeiro lugar, o Corinthians em segundo, o São Paulo em terceiro, o Palmeiras em quarto e o Vasco em quinto.

Entretanto, segundo um infográfico apresentado no blog da ExpressVPN, a equipe mais assistida on-line no Brasil entre agosto de 2021 e agosto de 2022 foi o Palmeiras, e em segundo lugar veio o Flamengo. Desse modo, um clube com cerca de 7,4% do total de torcedores (quarta maior torcida do Brasil) superou em popularidade na internet a equipe com a maior torcida do país (cerca de 21,8% do total). 

A torcida a favor

Qualquer surpresa que a liderança palmeirense no universo on-line possa gerar se dissipa após observarmos o infográfico, uma vez que constatamos que a audiência do Verdão teve seu grande pico após dezembro de 2021 (em um período não especificado).

O momento em questão certamente corresponde às primeiras semanas de fevereiro de 2022 e, para chegar a essa conclusão, basta pensar que nessa época foi realizado o Mundial de Clubes de 2021, nos Emirados Árabes Unidos.

Durante a competição, na qual o Alviverde terminaria como vice-campeão (tendo vencido o time egípcio do Al-Ahly no dia 8 e sido derrotado pela equipe inglesa do Chelsea no dia 12), mesmo os palmeirenses menos fanáticos acompanharam de perto a equipe.

Contudo, esse evento por si só dificilmente bastaria para que a quarta instituição futebolística mais popular do país gerasse tantas buscas pela internet (e, certamente, também muita audiência na televisão). E é aí que entra em jogo a rivalidade interclubes.

A torcida contra

Desde a chegada do técnico português Abel Ferreira, há dois anos, o Palmeiras vem colecionando títulos. Destes, destacam-se duas Copas Libertadores (2020 e 2021), as quais fizeram com que os palestrinos se tornassem um dos poucos clubes brasileiros com três conquistas nesse torneio.

O Alviverde é, além disso, o maior vencedor da história do Campeonato Brasileiro e um dos maiores da Copa do Brasil. Desse modo, caso vencesse um torneio organizado pela FIFA, quem poderia negar que, em termos de conquistas, o Palmeiras se tornaria o maior da história do Brasil?

Cientes disso, corintianos, são-paulinos e santistas têm a falta de um Mundial oficial por parte do Verdão como um dos poucos argumentos para desmerecer o clube. E, ironicamente, é em parte graças a toda essa torcida contrária que os palestrinos comandados por Abel Ferreira têm sido o “time da moda”.

Compartilhar:
1
Crédito:

  • Data: 26/09/2022 08:09
  • Alterado:22/08/2023 19:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: ABCdoABC









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados