Mauá lança Guia Municipal da Saúde

Detalhes sobre objetivo, endereço e outros vão ajudar a esclarecer usuários sobre os serviços municipais e potencializar os atendimentos

  • Data: 08/04/2015 09:04
  • Alterado: 16/08/2023 16:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMM
Mauá lança Guia Municipal da Saúde

Célia Bortoletto

Crédito:Evandro Oliveira/PMM

Você está em:

Facilitar o conhecimento e o acesso dos moradores de Mauá aos serviços municipais é o propósito do Guia da Saúde, lançado nesta terça-feira (7), no Teatro Municipal, com a presença de servidores e gestores da pasta e pelo prefeito Donisete Braga. A publicação teve uma tiragem de 10 mil exemplares, feita em parceria entre a Secretaria de Saúde e Comunicação.

O prefeito Donisete Braga manifestou sua preocupação em esclarecer o funcionamento da rede municipal de saúde aos usuários. “Queremos democratizar as informações básicas aos moradores porque isso é muito importante. Pesquisas do Ministério da Saúde apontam que um dos principais problemas é a dificuldade de acesso por causa da falta de esclarecimento da população”, explicou o prefeito.

Segundo a secretária de Saúde, Célia Bortoletto, “a distribuição ocorrerá nas unidades de saúde e por intermédio dos agentes comunitários que visitam 80% das moradias de Mauá.” O Guia explica sobre o fluxo de atendimento na rede municipal, o Sistema Único de Saúde (SUS) e a importância do cadastramento dos usuários nas unidades básicas para que possam receber o Cartão SUS. Além disso, descreve os respectivos serviços dos núcleos de Atenção Básica, Atenção Especializada, Urgência e Emergência e Atenção Hospitalar, com endereço e telefone.

Traz ainda fotos de funcionários e usuários. Um destaque é para o esclarecimento sobre quando o usuário deve se dirigir para o atendimento na Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência ou quando, em caso mais grave, se dirigir à Unidade de Pronto de Atendimento (UPA). Esta informação é importante para que os serviços possam prestar melhor assistência sem a sobrecarga causada pela desinformação. É o caso de uma pessoa que poderia ser atendida rapidamente na UBS e tem que aguardar atendimento de situações mais graves na UPA.

“Achei um material bastante interessante porque fala como funcionam os serviços da rede municipal. É a alavanca para que as pessoas possam entender alguns lugares que não conhecem”, afirmou o presidente do Conselho Municipal de Saúde, José de Souza Viana, ao lembrar que a publicação era uma demanda antiga do grupo, formado por gestores, trabalhadores e usuários.

Compartilhar:

  • Data: 08/04/2015 09:04
  • Alterado:16/08/2023 16:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMM









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados