Programa “Porteiro Amigo do Idoso” chega a Santo André

Iniciativa pioneira e gratuita do Grupo Bradesco Seguros vai capacitar 100 profissionais na cidade do Grande ABC. Inscrições já estão abertas para primeira turma

  • Data: 28/10/2015 16:10
  • Alterado: 28/10/2015 16:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: Bradesco Seguros
Programa “Porteiro Amigo do Idoso” chega a Santo André

Crédito:

Você está em:

No dia 17 de novembro, terça-feira, a cidade de Santo André (SP) recebe a primeira edição do Programa Porteiro Amigo do Idoso. Com inscrições totalmente gratuitas, o curso, criado pelo Grupo Bradesco Seguros, oferece formação multidisciplinar, com carga horária total de 12 horas, dividida em três aulas, que serão realizadas nos dias 17, 18 e 19 de novembro, das 13h às 17h, na Avenida Ramiro Colleone, 110 – Centro, no Senac Santo André. Para participar é necessário contar com a autorização do síndico do condomínio e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail [email protected].

Iniciativa pioneira do Grupo Bradesco Seguros, o programa visa aprimorar a relação dos porteiros com as pessoas longevas, uma vez que estes profissionais foram considerados “o melhor amigo do idoso” em pesquisa realizada com pessoas da terceira idade. A preocupação central do programa não é somente com a qualificação profissional, mas, também, apresentar uma maneira de estimular o porteiro a atuar de forma proativa, desempenhando papéis mais amplos no seu ambiente de trabalho e na comunidade.

De acordo com pesquisa do IBGE (2012), em Santo André são cerca de 90 mil pessoas com 60 anos de idade ou mais (de um total de mais 670 mil habitantes), correspondente a 13,5% da população. Um dado que chama atenção é quanto à população que irá entrar na terceira idade nos próximos dez anos: 80 mil moradores de Santo André têm entre 50 e 59 anos.

— O objetivo do programa é fazer com que os porteiros se tornem ainda mais amigos e possam entender o processo de envelhecimento em todos os seus aspectos. Aquele que está preparado para lidar com o idoso, está preparado para lidar com qualquer público — destaca Eugênio Velasques, diretor do Grupo segurador.

A metodologia de ensino, desenvolvida pelo Senac RJ e aplicada na região pelo Senac Santo André, inclui uma vivência para que os alunos aprendam a se colocar no lugar dos idosos. Óculos para dificultar a visão, pesos nos pés e aparelho auricular, entre outros artifícios, são utilizados de forma que os porteiros sintam as limitações da idade e reflitam sobre as dificuldades enfrentadas pelos mais velhos.

A iniciativa se destaca em um cenário de envelhecimento acelerado. Segundo o último levantamento divulgado pelo IBGE, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD/2013), daqui a apenas 15 anos a população de idosos no Brasil passará dos atuais 13% para 30%, o mesmo percentual do Japão.

O programa

O programa Porteiro Amigo do Idoso foi desenvolvido sob a orientação do médico e pesquisador em saúde pública Alexandre Kalache, conselheiro sênior sobre Envelhecimento Global da Academia de Medicina de Nova York (The New York Academy of Medicine) e ex-coordenador de programas de envelhecimento da Organização Mundial da Saúde (OMS), onde idealizou o conceito Cidade Amiga do Idoso. Considerado uma das maiores autoridades internacionais em gerontologia, Kalache é consultor do Grupo Bradesco Seguros para questões relacionadas à longevidade.

Lançado há cinco anos em Copacabana, no Rio de Janeiro, chegou, dois anos mais tarde, ao bairro de Higienópolis, em São Paulo. Este ano, além do Rio de Janeiro (com turmas em novos bairros) e da capital paulista, o treinamento chega a novas cidades do estado de São Paulo — Campinas, Ribeirão Preto e Santo André —, e, pela primeira vez também, aos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo. Até o momento, já foram capacitados cerca de 1.450 profissionais. Para 2015, estão previstas 50 turmas, com até 25 participantes cada, devendo chegar a cerca de 1.700 porteiros.

— Com a extensão das aulas para novas cidades do país, o programa Porteiro Amigo do Idoso ganha ainda mais projeção. Esse investimento faz parte do compromisso do Grupo Bradesco Seguros com ações que incentivem a conquista da longevidade com qualidade de vida, saúde e bem-estar — explica Velasques.

Pesquisa realizada peloInstituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) com os participantes do curso revelou que 86% tiveram suas expectativas superadas, 92% avaliaram o programa Porteiro Amigo do Idoso como ótimo e 92% o recomendariam a outros profissionais.

Confira abaixo o calendário 2015 do programa “Porteiro Amigo do Idoso” em Santo André. Todas as edições serão realizadas no Senac, que fica na Avenida Ramiro Colleone, 110, Centro.
Avenida Ramiro Colleone, 110 – Centro, no Senac Santo André.
1ª Turma (Novembro)
Data: terça, quarta e quinta-feira, de 17 a 19 de novembro
Período: das 13h às 17h

2ª Turma (Dezembro)
Data: terça, quarta e quinta-feira, de 08 a 10 de dezembro
Período: das 13 às 17 horas
As próximas turmas acontecem em janeiro de 2016.

NÚMEROS SOBRE O PROGRAMA PORTEIRO AMIGO DO IDOSO:
– Cerca de 30% dos habitantes do bairro de Copacabana já têm hoje mais de 60 anos, o que corresponde à situação projetada pela última PNAD para o Brasil em 2050 (64 milhões de habitantes com mais de 60 anos). Ou seja, em termos de envelhecimento, Copacabana é o Brasil amanhã;
– Até hoje, já foram capacitados mais de 1.480 porteiros;
– São 12 horas de aula, divididas em três dias de curso;
– Na edição anterior, 50% dos porteiros tinham mais de 10 anos de experiência profissional;
– Pesquisa realizada na edição anterior com 311 de porteiros no Rio de Janeiro e São Paulo revelou que entre as atividades mais requisitadas destacam-se:
– Ser mais atencioso/ paciente/ entender / respeitar suas necessidades – 57%
– Carregar/ segurar sacolas/ malas/ bolsas – 47%
– Acompanhar os idosos até os elevadores/ ajuda a entrar e sair do elevador – 44%
– Ajudar os idosos subir e descer escada/ oferecendo o braço como apoio para eles subirem e descerem escadas – 37%
– Melhorar a acessibilidade dos idosos no prédio – 18%

SOBRE O GRUPO BRADESCO SEGUROS
O Grupo Bradesco Seguros, patrocinador oficial dos Jogos Rio 2016, tem atuação multilinha em âmbito nacional. No primeiro semestre de 2015, seu faturamento atingiu R$ 30,2 bilhões nos segmentos de seguros, capitalização e previdência complementar aberta. Tal valor representou evolução de 19,4% em relação ao totalizado no mesmo período de 2014.

PROGRAMA DA LONGEVIDADE
Um dos compromissos do Grupo Bradesco Seguros é promover ações que incentivem a conquista da longevidade com saúde, bem-estar e qualidade de vida. Baseado nessa estratégia de atuação, o Grupo Segurador desenvolve uma série de ações que buscam conscientizar a população sobre a importância da prática regular de exercícios físicos, adoção de hábitos saudáveis e detecção precoce de doenças.

FÓRUM DA LONGEVIDADE – Promovido anualmente desde 2006, o evento reúne especialistas e convidados, nacionais e internacionais, para debater os diversos aspectos que envolvem uma vida longeva. Nesta edição, o X Fórum da Longevidade Bradesco Seguros, com o tema “Inspirando um mundo melhor para todas as idades” reunirá especialistas, como a antropóloga Ruth Finkelstein, responsável pelo programa “Cidade Amiga do Idoso” em Nova York, na gestão do prefeito Michael Bloomberg; o cineasta e documentarista Gabriel Martinez, autor do longa “Envelhescência”; Michael Hondin, ex-executivo sênior na Pfizer e o médico brasileiro Alexandre Kalache, consultor do Grupo Bradesco Seguros para assuntos relacionados à longevidade, considerado uma das maiores autoridades internacionais em gerontologia.

PRÊMIOS DA LONGEVIDADE – Lançados em 2011, os Prêmios Longevidade Bradesco Seguros têm como principal objetivo despertar a sociedade brasileira para a importância do conceito de longevidade, valorizando o envelhecimento saudável, a qualidade de vida e a preparação dos mais jovens para um futuro melhor. Suas modalidades são “Jornalismo”, que busca estimular o trabalho da imprensa como formadora de opinião e difusora de informações sobre longevidade; “Histórias de Vida”, cujo principal objetivo é estimular a transmissão de conhecimento entre gerações; e “Pesquisa em Longevidade”, lançado em 2014 com foco na comunidade acadêmica, nas categorias Geriatria e Gerontologia. Os premiados deste serão conhecidos durante o X Fórum da Longevidade Bradesco Seguros, no dia 20 de outubro.

CIRCUITO DA LONGEVIDADE – Criado em 2007 com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância da atividade física para a conquista da longevidade com saúde, qualidade de vida e bem-estar, o Circuito da Longevidade Bradesco Seguros promove provas de corridas (6 km) e caminhadas (3 km) em diversas cidades do Brasil. Desde a primeira edição, já reuniu mais de 300 mil pessoas.

A corrida tem caráter competitivo, com participação de atletas de elite brasileiros e estrangeiros, além de amadores e iniciantes. Já a caminhada tem foco maior nos sedentários, com a presença de participantes de todas as faixas etárias, de crianças a idosos. O objetivo é estimular os que caminharam para que, em uma próxima oportunidade, possam participar correndo.

Os mais longevos têm destaque especial. Eles são homenageados com troféus, na corrida e na caminhada. Com essa ação, o Grupo Bradesco Seguros dá visibilidade a pessoas mais velhas que, por meio do exercício físico, conquistaram uma vida saudável.

SOBRE O ATENDIMENTO CORPORATIVO DO SENAC
O Atendimento Corporativo do Senac desenvolve e customiza soluções educacionais alinhadas aos objetivos estratégicos de organizações privadas, públicas e do terceiro setor em diferentes áreas do conhecimento.

Compartilhar:

  • Data: 28/10/2015 04:10
  • Alterado:28/10/2015 16:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: Bradesco Seguros









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados