Assistência Farmacêutica de Diadema recebe reforço de novos profissionais
Farmacêuticos vão atuar nas Unidades Básicas de Saúde e CAPS
- Data: 22/09/2022 16:09
- Alterado: 15/08/2023 22:08
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
Assistência Farmacêutica de Diadema recebe reforço de 10 novos profissionais
Crédito:Tatiana Ferreira
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) fechou a contratação de 10 novos farmacêuticos para compor a Assistência Farmacêutica, em continuidade ao processo de melhorias para a rede assistencial de Diadema. Os profissionais compareceram nesta quinta-feira (22) no anfiteatro do Quarteirão da Saúde para integração com os demais profissionais da área.
Na ocasião, Jacqueline Mayer, responsável pela Assistência Farmacêutica na SMS, recepcionou o grupo e fez uma apresentação sobre o município e sobre o papel da área na rede municipal de saúde de Diadema. O grupo foi recebido com alegria por toda a equipe já existente. Também participaram do encontro a Dra. Margareth Tangerino, representando a Coordenação da Atenção Básica, e Tatiane de Almeida Dias, supervisora técnica da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM).
“Sejam bem-vindos e saibam que temos muito trabalho e desafios pela frente. Com a chegada de vocês, esperamos conseguir melhorar o acesso da população aos medicamentos e qualificar o cuidado ofertado aos munícipes de Diadema, além de fortalecer a Assistência Farmacêutica na cidade”, afirmou Jacqueline Mayer.
As contratações fazem parte do processo de reestruturação do sistema municipal de saúde e integram as melhorias previstas no contrato de gestão estabelecido com a Organização Social SPDM para a rede assistencial de Diadema.
A área da Assistência Farmacêutica contava com 21 farmacêuticos atuando em 25 serviços de farmácia e Centro de Distribuição. Com a ampliação desde o início da gestão, a área terá, no final das contratações, 36 profissionais.
Os novos profissionais recebidos nesta quinta-feira vão atuar nas UBSs Canhema, Casa Grande, Centro, Conceição, Inamar, Nogueira, Promissão e Serraria, além dos CAPSs Sul e Álcool e Drogas. A partir desta sexta-feira, os farmacêuticos começam a fazer a integração dentro das respectivas unidades onde vão atuar.
As demais contratações estão em andamento para completar o quadro em todos os serviços.
Vem novidade por aí
A SMS também tem feito investimento em informatização. O Hórus, sistema de gestão do Ministério da Saúde e desenvolvido em 2009, será substituído pelo sistema Vector, que traz mais recursos e ajudará a aprimorar o gerenciamento do estoque de medicamentos no município. A implantação do novo sistema já está em andamento em quatro UBSs.
Outra novidade é que, a partir de novembro, será feita a descentralização da dispensação dos medicamentos psicotrópicos para as 20 UBSs, o que vai facilitar o acesso dos moradores.