Filipe Santos se destaca em “Cozinha sob pressão”
Com muita determinação, o participante de Santo André desta segunda temporada do reality show coloca poesia em seus pratos e supera primeira etapa do programa
- Data: 16/06/2015 11:06
- Alterado: 16/06/2015 11:06
- Autor: Redação
- Fonte: Bowie
Crédito:
O chef Filipe Santos começou a cozinhar “meio sem querer”. Seu primeiro contato para valer com a cozinha foi como funcionário de uma padaria em Santo André, aos 28 anos. O desafio teve de ser aceito mais por uma questão de necessidade. Até então, trabalhar com culinária nunca tinha sido sua pretensão. Mas, foi com essa experiência que o cozinheiro acabou se apaixonando pelo calor da cozinha e toda a poesia que emana das panelas.
Até chegar à essa temporada do programa “Cozinha sob pressão”, todos os sábados, às 21h30, no SBT, Filipe teve como escola um dos 10 melhores restaurantes do mundo, o “DOM”, do chef Alex Atala. Além disso, comandou a cozinha de todos os camarotes do estádio Arena da Amazônia durante a Copa do Mundo de 2014.
Toda essa bagagem tornou a cozinha ainda mais inspiradora, um lugar mágico que permite soltar a imaginação e, melhor ainda, colocá-la na mesa para aproveitar com família e amigos. Foi pensando nisso que Filipe criou um projeto chamado “Chef lá em casa”, no qual se propõe a cozinhar na casa de pessoas desconhecidas, que apreciam uma refeição sofisticada no refúgio do lar e com amigos ao redor.
Para tornar essa experiência ainda melhor, o chef elabora pratos criativos ao som de jazz e blues e sempre pensando no que o cliente e seus convidados gostariam de experimentar. Para Filipe, o prazer de comer não está só no alimento, mas começa na sua preparação e vai melhorando à medida que a mesa se enche. “Para mim, comida precisa ser compartilhada, precisa ser de verdade e sem frescura”, diz.
Filipe quer tornar o projeto conhecido na região da Grande São Paulo e mostrar aos moradores de lá que não é preciso ir muito longe ou enfrentar horas de trânsito, para comer bem. “Quero levar à mesa das pessoas a ideia de que sabores mais requintados não são exclusividade de restaurantes pequenos, frios e sempre lotados, mas sim para quem quer viver experiências inesquecíveis dentro da própria casa e ao lado de pessoas queridas”, complementa o chef.
SOBRE FILIPE SANTOS – Aos 35 anos, o chef, formado em gastronomia pela FMU, começou sua carreira entre as panelas aos 28. Desde então, coleciona boas experiências, entre elas no DOM, um dos 10 melhores restaurantes do mundo e chef dos camarotes da Arena da Amazônia, em Manaus, durante a Copa do Mundo de 2014. Além do projeto “Chef lá em Casa”, no qual cozinha na casa das pessoas, Filipe também oferece serviços de gastronomia em eventos, ministra cursos e presta consultoria para empreendedores da área.
Tempo em Santo André para amanhã
27/12
Tempo severo,com chuva forte e trovoada de manhã, à tarde e à noite.
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite
Temperatura em
Santo André
Max: 24°C
Min: 20°C
Chuva em
Santo André
Probabilidade: 100%
Quantidade: 45mm
Ventos em
Santo André
Velocidade: 9km/h