Primeira edição do ‘Inclui Sampa nos Bairros’ atrai milhares de pessoas em Capão Redondo

Foram disponibilizados para a população com deficiência, serviços públicos como nas áreas da saúde, assistência social, habitação e trabalho

  • Data: 20/09/2022 10:09
  • Alterado: 15/08/2023 22:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo
Primeira edição do ‘Inclui Sampa nos Bairros’ atrai milhares de pessoas em Capão Redondo

INCLUI SAMPA NOS BAIRROS

Crédito:PAULO GUERETA / SECOM

Você está em:

Mais de mil pessoas passaram pelas tendas instaladas no Centro Educacional Unificado (CEU) Capão Redondo neste sábado na primeira edição do ‘Inclui Sampa nos Bairros’, em busca de serviços públicos voltados à população com deficiência. Para o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, o evento foi um sucesso com o envolvimento das pessoas da zona sul e das secretarias municipais. “Esse é apenas a primeiro Inclui Sampa nos Bairros e pelo sucesso que estamos vendo, teremos em todas as regiões da cidade, pois envolve os moradores e secretarias, todos envolvidos e comprometidos em oferecer acessibilidade na cidade”, disse.

Segundo o prefeito, a Administração Municipal está empenhada em fazer a inclusão das pessoas deficientes em todas as áreas como na saúde, na habitação com as unidades habitacionais com acessibilidade. “Temos conseguidos grandes avanços para termos uma cidade mais humana e desenvolvida”, explicou

Ricardo Nunes citou que numa das ações para a inclusão é a reforma das calçadas, muito solicitada pela população. “Vamos investir R$ 350 milhões para deixar as calçadas acessíveis”, completou o prefeito.

Evento

A primeira edição do “Inclui Sampa nos Bairros” foi organizada pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (Smped) em parceria com secretarias municipais e Governo do Estado. A estreia do Inclui Sampa nos Bairros acontece em setembro por ser um mês que abriga uma série de datas comemorativas, e de luta, para o segmento das Pessoas com Deficiência, dentre elas, o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência (21), o Dia Nacional do Surdo (26). O objetivo foi disponibilizar vários serviços públicos nas áreas da saúde, assistência social, habitação, trabalho, entre outras. O local escolhido foi o CEU Capão Redondo, na zona sul da cidade por ser a região com maior concentração de pessoas com deficiência.

“Conseguimos trazer para o território dessas pessoas, serviços tão importantes, essenciais e necessários. Esse evento só foi um sucesso porque temos um público-alvo atuante que busca seus direitos e a Prefeitura vem cumprir seu papel de oferecer os serviços. A proposta é realizar o “Inclui Sampa nos Bairros” de forma permanente abrangendo todos os bairros e distritos para tornar mais inclusiva e acessiva a cidade”, afirmou a secretária municipal da Pessoa com deficiência, Silvia Grecco.

Para a uma das representantes das pessoas com deficiência, Maria Imaculada Henrique Cândido, o evento deve ser repetido mais vezes. “Estou feliz que o Inclui Sampa está em nossa região e que venham outros e que sejam regionalizados, pois a gente precisa de muita ajuda e precisamos de informação para resolver os problemas que nós, deficientes, enfrentamos”, disse Imaculada

Selo de Acessibilidade

Durante o evento, o secretário municipal da Educação, Fernando Padula, recebeu das mãos do prefeito e da secretária Silvia Grecco,  o Selo de Acessibilidade Arquitetônica dado ao CEU Capão Redonda por sua acessibilidade. A Smped já contemplou escolas, templos religiosos, restaurantes, bancos e centros culturais com o Selo, que indica que a edificação é adequada ao uso por pessoas com deficiência.  O reconhecimento é concedido pela Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA), conforme estabelecido nos Decretos nº 45.552/2004 e nº 58.031/2017 e na Lei nº 15.576 /2012.

Para o secretário de Educação, o Selo vem premiar a ação da gestão que sempre se norteou pela preocupação em fazer ações que melhorem a vida das pessoas. “Como exemplos cito o AVE- Auxiliar de Vida Escolar, que apoia a locomoção, alimentação e a higiene das crianças e jovens com deficiência nas escolas. Há também os estagiários que cuidam dos alunos e o PAEE – Professor de Atendimento Educacional Especial e as salas de recursos. O avanço não para por aí. Pela primeira vez, teremos um concurso público com vagas para professor de Libras. É assim que se faz educação inclusiva na cidade de São Paulo”, disse Padula.

Serviços

Várias secretarias atenderam as pessoas que foram ao “Inclui Sampa nos Bairros”. A da Saúde ofereceu, entre outros serviços, vacinação (Covid e Influenza) e auriculoterapia. Nas Tendas da Smped, pode-se fazer manutenção e reparos em cadeiras de rodas, órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, como muletas, bengalas e andadores na Paraoficina Móvel. Maria da Graça Aparecida Rodrigues estava acompanhada de Aparecida Polli Rodrigues e aproveitou para fazer uma manutenção em sua cadeira de roda. ”Até o momento estou gostando desse evento. Moro na zona Sul, no Guacuri, disse Aparecida Poli.

Já a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Smdet) estava representada pelo Cate Móvel com vagas de emprego para pessoas com deficiência, com oportunidades em áreas do comércio e serviços em cargos como auxiliar administrativo, estoquista e leitor de medidores de água. Uma das dezenas de pessoas que buscarem emprego no evento foi Milton César Brito da Silva, de 27 anos. Ele tem deficiência e está há cerca de quatro anos desempregado. Foi lá, fez o cadastro e encaminhado a uma vaga de emprego de auxiliar de loja, saiu do “Inclui Sampa” muito feliz com a nova oportunidade de trabalho.

Foi na área reservada para a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) que teve maior público. O órgão estava com serviço de inserção e atualização do CADÚnico, Além dos serviços, o público teve acesso a apresentações culturais e esportivas, estas em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Seme).  A programação contou com a exibição do documentário ‘Ser Pessoa com Deficiência em Sampa’ uma produção da Smped, lançada no ano passado, que traz histórias de paulistanos com diversas deficiências e suas relações com a cidade e uma apresentação teatral promovida pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC). 

Compartilhar:

  • Data: 20/09/2022 10:09
  • Alterado:15/08/2023 22:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados