Totens de videomonitoramento começam a chegar em Diadema
Equipamentos farão parte de moderno sistema e integração estratégia da Secretaria de Segurança Cidadã para prevenir e coibir atividades criminosas
- Data: 15/09/2022 11:09
- Alterado: 15/08/2023 22:08
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
Totens de videomonitoramento
Crédito:Morgana Paula
Diadema se prepara para ter um moderno sistema de videomonitoramento para a estratégia de uma política de prevenção e ostensiva da Secretaria de Segurança Cidadã do município. A primeira etapa do planejamento começou a se tornar realidade nesta semana, com a chegada e instalação de totens de segurança, que ficarão em pontos estratégicos do município, no combate à criminalidade.
Serão 25 totens espalhados por todos os bairros de Diadema. Os dez primeiros começaram a ser instalados nesta semana, em áreas como a Rua Coimbra e a Praça 8 de Dezembro (onde fica o Monumento ao Migrante, em frente ao Corpo de Bombeiros), na região central da cidade.
Esses equipamentos possuem cerca de 4 metros de altura, contam com câmeras de alta definição e um botão para que o cidadão que testemunhe ou seja vítima de algum crime possa acionar – haverá contato direto com a Secretaria de Segurança Cidadã, com a GCM (Guarda Civil Municipal), com a Polícia Militar e Polícia Civil, que têm atuado em conjunto para desenvolver ações que resultem na melhoria da sensação de segurança em Diadema.
Outra etapa da estratégia é a reativação da Central de Videomonitoramento, que funcionou plenamente em Diadema até 2012. Essa central está em fase de reforma e ficará na sede da Secretaria de Segurança Cidadã, na Avenida Ulysses Guimarães. Será por meio desse equipamento integrado que ações efetivas de combate à criminalidade serão estruturadas.
Os locais de instalação dos totens foram decididos também durante a Operação Bairro Seguro. Uma vez na semana, um bairro da cidade é escolhido para um patrulhamento mais ostensivo, incluindo visita de agentes da Secretaria de Segurança Cidadã e da GCM aos centros comerciais de bairros para mapear casos de criminalidade.