Campanha de Vacinação contra poliomielite entra na última semana

Este é o momento para quem ainda não tomou a dose de reforço contra a paralisia infantil receber o imunizante

  • Data: 05/09/2022 14:09
  • Alterado: 05/09/2022 14:09
  • Autor: Renata Nascimento
  • Fonte: PMD
Campanha de Vacinação contra poliomielite entra na última semana

Crédito:Mauro Pedroso

Você está em:

Em quatro semanas da Campanha de vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação, Diadema imunizou 5.553 crianças entre um e quatro anos e 7.282 jovens menores de 15 anos de idade passaram em avaliação da caderneta de vacinação. Agora, a campanha entra na última semana para que as crianças possam receber o reforço da dose contra paralisia infantil e atualizar as vacinas que estão em atraso. A campanha tem data prevista para terminar em 9 de setembro.

A meta estipulada pelo Ministério da Saúde (MS) é vacinar contra a poliomielite 95% das crianças entre 1 e 4 anos contra a poliomielite. Entretanto, os índices têm ficado abaixo do preconizado nos últimos anos. Apesar da divulgação de material informativo em redes sociais, faixas para campanhas em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e locais estratégicos, a coordenadora de Vigilância à Saúde de Diadema, Cristina da Silva Marins, alerta que a crença nas campanhas antivacinas, infelizmente, interfere diretamente na queda desse indicador. “A ausência de campanhas publicitárias nacionais, o pouco investimento federal na comunicação para incentivar a vacinação também contribuem para a baixa adesão e a queda da cobertura vacinal. Isso pode reduzir a proteção individual e comunitária e voltarmos a lidar com doenças que já foram extintas ou estão sob controle. Esse é o caso do sarampo que está ressurgindo na população infantil e a poliomielite que também vem acometendo crianças. Por isso, vacinem suas crianças. As vacinas salvam vidas!!”, ressalta.

O imunizante está disponível em todas as 20 Unidades Básicas de Saúde da cidade, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h. Confira o endereço das Unidades. Para se vacinar é preciso apresentar caderneta de vacinação, documento de identificação com CPF e estar acompanhado por um familiar ou responsável maior de 18 anos.

Multivacinação

Para aumentar a cobertura vacinal contra demais doenças imunopreveníveis como sarampo, caxumba, rubéola, hepatite A, febre amarela e HPV, a Campanha de Multivacinação avalia a caderneta de crianças e adolescentes até 15 anos. Desde 8 de agosto, mais de sete mil jovens foram levados às UBSs para avaliação. Dessas, 5.467 estavam com a vacinação em atraso e atualizaram as doses.

Compartilhar:

  • Data: 05/09/2022 02:09
  • Alterado:05/09/2022 14:09
  • Autor: Renata Nascimento
  • Fonte: PMD









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados