Alimentação adequada e saudável é estimulada em ação no centro de Diadema

Na data em que se celebra o Dia do Nutricionista, Vigilância Sanitária de Diadema fala sobre a conservação dos alimentos e quebra tabus em relação à alimentação saudável

  • Data: 31/08/2022 16:08
  • Alterado: 15/08/2023 23:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD
Alimentação adequada e saudável é estimulada em ação no centro de Diadema

Alimentação adequada e saudável é estimulada em ação no centro de Diadema

Crédito:Tatiana Ferreira

Você está em:

Morador de Diadema há mais de 20 anos, Éder Araújo atualmente é paciente oncológico e faz tratamento contra a doença desde 2019. Por conta da sua condição clínica, o morador de Diadema sabe bem a importância que a alimentação saudável pode fazer para a saúde do corpo. Foi por ter essa consciência que, quando passou na manhã desta quarta-feira (31/08), na Praça Lauro Michels, e viu uma tenda montada com materiais educativos sobre higiene e manipulação de alimentos, fez questão de parar e tirar suas dúvidas com a equipe da Vigilância Sanitária, da Prefeitura de Diadema.

“Passei e me interessei pela atividade. Algumas coisas vi que estava fazendo certo e outras aprendi que ainda posso melhorar. Aprendi, por exemplo, que guardava os ovos na geladeira de maneira errada, já sei agora o que tenho que fazer. Tirei minhas dúvidas e gostaria que mais pessoas soubessem essas dicas para a saúde, porque é muito importante”, afirmou.

A nutricionista e coordenadora da Vigilância Sanitária no município, Rita de Cassia Silva, foi quem orientou pessoalmente o usuário. “O paciente oncológico demanda uma atenção maior, porque ele, mais do que ninguém, precisa evitar frituras e alimentos gordurosos e dar preferência para alimentos mais frescos, como folhas, verduras e frutas. E não é só, também é preciso estar sempre atento ao modo de preparo e armazenamento desses alimentos já que pacientes que passam por quimioterapia, por exemplo, podem ter menor capacidade do organismo combater as infecções. Tirei as dúvidas que o Éder tinha e dei dicas de como higienizar os alimentos, usar o hipoclorito, fazer descongelamento e conservação. Mas vale lembrar que as dicas que ensinamos aqui valem para todos”, afirmou.

Durante a atividade, os pedestres interessados puderam receber orientações sobre “lendas alimentares” e hábitos incorretos que podem acarretar a contaminação dos alimentos, além de desmistificar o trabalho de fiscalização da Vigilância. Com cenário e objetos referentes à cozinha, como alimentos, geladeira, talheres e outros utensílios, foi possível demonstrar de forma prática e lúdica situações verdadeiras e hábitos que podem prejudicar o preparo correto e seguro das refeições. Também foi feita a distribuição de material educativa para os munícipes.

A atividade foi realizada pela Secretaria Municipal da Saúde em alusão do Dia do Nutricionista, celebrado nessa quarta-feira (31).

Conhecimento nunca é demais

Silvana Silva foi aluna do curso de Comida Italiana promovido pelo Projeto Cozinha Criativa Diadema (*), da Secretaria de Segurança Alimentar. Por intermédio da sua professora, ficou sabendo da atividade realizada na Praça Lauro Michels e fez questão de comparecer para aprender mais sobre a importância da conservação dos alimentos. “Achei muito boa essa iniciativa. O conteúdo é interessante e é sempre bom adquirir novos conhecimentos. Aprendi, por exemplo, que quando corta uma fruta é melhor guarda-la nas prateleiras mais altas da geladeira, para conservar por mais tempo. Vale a pena comparecer”.

Já Conceição Garcia estava voltando da aula de ginástica que pratica no CCMI (Centro de Convivência Municipal do Idoso), serviço ligado à Secretaria de Assistência Social e Cidadania quando ao passar pela região central viu a tenda da Vigilância Sanitária e resolver parar para entender o que estava acontecendo. “Sou mineira e tenho essa curiosidade, gosto de aprender coisas novas. Mesmo com um pouco de pressa, valeu a pena ter parado uns minutos e ouvir as dicas. Essa ação da Saúde está aprovada e sugiro que continuem realizando outras vezes”.

Segundo Cristina da Silva Marins, coordenadora da Vigilância em Saúde, a ideia da gestão é exatamente se aproximar mais da população. A realização de novas ações como essa estão em estudo pela área. “Foi uma primeira experiência da equipe e vamos avaliar a realização de novas atividades em locais públicos, talvez até incrementando ainda mais as ações ofertadas. A adesão da população foi positiva e só o fato de termos orientada vários munícipes já faz toda a diferença”.

Vigilância

A Vigilância Sanitária é responsável por atuar sobre fatores de risco associados a produtos, insumos e serviços relacionados a saúde, meio ambiente, ambientes de trabalho, alimentos, cargas e pessoas. Para isso, realiza inspeções sanitárias em estabelecimentos, análise e aprovação de empreendimentos e atividades de interesse à saúde coma finalidade de emitir Laudo Técnico de Avaliação Físico Funcional e Licença Sanitária para que o estabelecimento exerça suas atividades com regularidade.O serviço realiza também ações educativas e a fiscalização de serviços de interesse da saúde como escolas, hospitais, clínicas médicas e odontológicas, indústrias e comércios atacadistas de produtos de interessa à saúde, entre outros.

Informações e denúncias pelo telefone (11) 4057-7008 ou e-mail: [email protected].

(*) Para se inscrever no Projeto Cozinha Criativa Diadema e participar das próximas oficinas temáticas basta enviar nome completo e telefone de contato para o e-mail: [email protected].

Compartilhar:
1
Crédito:Tatiana Ferreira
1
Crédito:Tatiana Ferreira
1
Crédito:Tatiana Ferreira Alimentação adequada e saudável é estimulada em ação no centro de Diadema










Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados