Usuários e trabalhadores da saúde mental de Diadema participam de capacitação

Empreendedores solidários do Espaço Colmeia e cuidadores das duas Residências Terapêuticas de Diadema finalizaram na última terça-feira (23), uma capacitação na área de educação alimentar

  • Data: 26/08/2022 15:08
  • Alterado: 15/08/2023 23:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD
Usuários e trabalhadores da saúde mental de Diadema participam de capacitação

Usuários e trabalhadores da saúde mental de Diadema participam de capacitação na área de alimentação

Crédito:Dino Santos

Você está em:

A atividade, organizada pela nutricionista Renatiely Paschoali, coordenadora do Programa de Educação Alimentar e Nutricional de Diadema (PEAND), é fruto de mais uma parceria entre as secretarias municipais da Saúde e de Segurança Alimentar e teve como objetivos qualificar o trabalho desenvolvido no “Cantinho do Café”, unidade produtiva do Espaço Colmeia e garantir mais segurança no preparo das refeições dos usuários das Residências Terapêuticas. Ambos os serviços de saúde que compõem a Rede de Atenção Psicossocial de Diadema.

“É muito importante capacitar o usuário/cidadão empreendedor por sua responsabilidade em vender alimentos/produtos de boa qualidade, preparados dentro do que foi aqui aprendido como higiene e manipulação de alimentos pois assim irão garantir que não haverá doenças provocadas por alimentos. Outros participantes do curso foram os funcionários que preparam os alimentos nas Residências Terapêuticas, pois além de alimentarem os residentes, muitas vezes vulneráveis, precisavam aprender a compor refeições equilibradas, variadas, saudáveis sem esquecer das ações de segurança alimentar através da higiene e manipulação de alimentos”, explicou Fátima Cristina Arap Garciov, assessora técnica do gabinete da SMS.

Dividida em três módulos independentes, a capacitação abordou, em cada um dos encontros, as seguintes temáticas: “Higiene e Manipulação de Alimentos”, “Aproveitamento integral dos Alimentos” e “Alimentação Saudável e Leitura de rótulos de alimentos”.

Os participantes aprenderam sobre o grupo de alimentos (carnes e ovos; verduras e legumes; leguminosas; frutas; leite e derivados; cereais e oleaginosas), a importância deles e como devem fazer parte das refeições diárias. Pensando na qualidade das refeições, outro tema abordado foi a necessidade de reduzir o consumo de óleos, sal e açúcar, a diferença entre diet, light e zero assim como orientações sobre os alimentos in natura e minimamente processados, alimentos processados e alimentos ultra processados e, por fim, foi explicada a importância de se ler os rótulos dos produtos.

No último módulo participaram 17 pessoas, entre frequentadores do Espaço Colmeia, do CAPS, estudantes de medicina estagiárias do CAPS e cuidadoras das residências terapêuticas.

“Essa formação em educação alimentar e nutricional em grupo traz encorajamento e incentivo à autonomia para este público, além de promover hábitos alimentares saudáveis e segurança dos alimentos por eles produzidos. Além disso, a abordagem sobre o aproveitamento integral dos alimentos amplia as possibilidades de refeições equilibradas e variadas, com economia e de forma nutritiva”, afirma Renatiely Paschoali, coordenadora do Programa de Educação Alimentar e Nutricional de Diadema (PEAND).

O PEAND é um programa educacional voltado à Segurança Alimentar e Nutricional por meio da informação e orientação. Tem por objetivo contribuir na formação de um consumo alimentar consciente que permita bons níveis de nutrição, saúde e bem estar. O Programa realiza orientações para a população, respeitando a diversidade cultural, combatendo o desperdício de alimentos e estimulando um constante processo de aprendizagem para a criação de bons hábitos alimentares e a prevenção e controle de doenças.

Espaço Colmeia

Localizado no Campanário, em área externa do CAPS Norte, o ‘Espaço Colmeia’ é um serviço de convivência, inclusão social/geração de trabalho e renda que acolhe e integra os empreendimentos solidários que aconteciam anteriormente nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) da cidade. As unidades produtivas instaladas no local envolvem áreas como marcenaria, artesanato, costura, alimentação e horta e são supervisionadas por uma equipe multiprofissional da área da saúde e conta com parcerias intersecretariais para ampliar e qualificar a geração de trabalho e renda para os usuários, entre elas, a parceria com a Segurança Alimentar, Cultura, Assistência Social e Cidadania e de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, entre outros.

Atualmente, o Espaço Colmeia reúne as seguintes unidades produtivas:

Alimentação: “Cantinho do café”

Horta: “Bela Horta”

 Marcenaria: “Mão à Obra”

Costura: “Lindaflor”

Artesanato

Além de beneficiar as pessoas com transtornos mentais e sofrimento psíquico que já são acompanhadas pela Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), o serviço também pode atender todos os munícipes de maneira geral.

O morador de Diadema que quiser participar das atividades pode procurar o espaço, de forma espontânea, sem necessidade de agendamento, o acolhimento do serviço, que é feito todas às segundas-feiras, das 9h às 11h e das 13h às 15h. O Espaço Colmeia (ao lado do CAPS Norte) fica na rua Capibaribe, 193 – Campanário.

Já os Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT) são moradias para pessoas acometidas de transtorno mental que passaram por internações de longa permanência em Hospitais Psiquiátricos e Hospitais de Custódia, entre outros, e provenientes do processo de Desinstitucionalização. Os SRT são também espaços de cuidado e têm objetivo de promover reabilitação psicossocial destas pessoas. Seus moradores são acompanhados pela rede intersetorial do município.

A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Diadema é composta por cinco Centros de Atenção Psicossocial (CAPS Sul, CAPS Leste, CAPS Norte, CAPS Álcool e Drogas e CAPS InfantoJuvenil), Espaço Colmeia (espaço de inclusão social/geração de trabalho e renda), dois Serviços de Residência Terapêutica (SRT), um Consultório na Rua I, uma enfermaria de retaguarda de Saúde mental com 10 leitos no Hospital Municipal de Diadema (HMD) e psiquiatras 24 horas na porta da urgência e emergência no HMD. Além disso, todas as 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS) contam com equipes de saúde mental.

Compartilhar:
1
Crédito:Dino Santos
1
Crédito:Dino Santos
1
Crédito:Dino Santos Usuários e trabalhadores da saúde mental de Diadema participam de capacitação na área de alimentação










Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados