GCM Diadema realiza novo curso Patrulha Maria da Penha
Objetivo é qualificar ainda mais o serviço e aumentar o número de guardas especializados nesse tipo de atendimento
- Data: 23/08/2022 19:08
- Alterado: 23/08/2022 19:08
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Diadema
Crédito:Mauro Pedroso / PMD
Para reafirmar seu compromisso no combate à violência contra as mulheres e destacar o 16º aniversário da Lei Maria da Penha, a Secretaria Municipal de Segurança Cidadã realiza mais um curso de capacitação e formação da Patrulha Maria da Penha – GCM Diadema. O objetivo é qualificar ainda mais o serviço e aumentar o número de guardas especializados nesse tipo de atendimento.
Criada no ano passado para garantir o cumprimento de medida protetiva judicial, a Patrulha Maria da Penha de Diadema contabiliza balanço com 318 medidas protetivas, 273 afastamentos do lar e 157 vítimas assistidas. Além disso, as equipes patrulheiras já efetuaram dez prisões de agressores.
O novo curso Patrulha Maria da Penha está sendo frequentado por 15 integrantes da GCM, sendo oito mulheres e sete homens.
A formação será em quatro dias de aulas com palestras de profissionais que atuam na área: José Batista da Silva (corregedor da GCM Diadema); Paula Souto Silveira (Casa Beth Lobo); Juliana Carla Maciel Ramos (Promotoria de Justiça); Renata Cruppi (Delegacia de Defesa da Mulher de Diadema); e Analdeci Moreira (Coordenação de Saúde Mental da Secretaria de Saúde de Diadema).
A abertura do curso, nesta segunda-feira, 22/8, contou com a presença do comandante GCM Mendes. “Infelizmente, cresceu o número de casos de violências. Por isso, quanto mais guardas civis estiverem capacitados para atuarem na Patrulha Maria da Penha, mais rápido e eficiente será o nosso atendimento”, explicou o comandante.
O segundo dia de aula, nesta terça-feira, 23/8, começou com palestra da promotora criminal Juliana Carla Maciel Ramos, que responde por uma das dez promotorias da cidade. Na exposição, ela abordou sobre os tipos de crime e de medidas protetivas, discutiu exemplos práticos e deu, entre outras orientações, dicas para uma atuação eficiente da Patrulha. “A cidade está de parabéns. A criação da Patrulha Maria da Penha de Diadema foi uma iniciativa nobre, maravilhosa e necessária”, disse a promotora.