Sistema de saúde em Diadema vira campo de estágio para alunos da FGV

Universitários conhecerão a realidade do município para propor novas possibilidades de enfrentamento dos desafios na saúde pública

  • Data: 22/08/2022 13:08
  • Alterado: 16/08/2023 00:08
  • Autor: Renata Nascimento
  • Fonte: PMD
Sistema de saúde em Diadema vira campo de estágio para alunos da FGV

Sistema de saúde em Diadema vira campo de estágio para alunos de Administração Pública da FGV

Crédito:Arquivo PMD

Você está em:

A partir deste semestre, os equipamentos do Sistema de Saúde da rede municipal de Diadema passam a ser campo de estágio para uma disciplina regular de Projeto Aplicado do curso de graduação de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Com isso, durante o mês de agosto, 10 alunos da instituição visitarão o município para conhecer e entender como o Sistema Único de Saúde (SUS) funciona na cidade.

Nesta sexta-feira (19/08), foi a vez de visitar a Unidade Básica de Saúde (UBS) Inamar. A enfermeira e gerente da Unidade, Cristina Rodrigues da Costa, fez a apresentação sobre o serviço e tirou dúvidas dos estudantes. “Enquanto saúde coletiva tem tudo a ver a vinda dos estudantes. Em saúde pública temos a educação permanente e todas as áreas fazem parte: administração, enfermagem, medicina”, relatou.

Na primeira etapa da disciplina, os alunos assistiram no auditório do Quarteirão da Saúde a uma apresentação sobre contextualização da cidade e da rede municipal de saúde. Na sequência, os universitários visitam serviços da Atenção Básica, Especializada, Hospitalar e de Urgência e Emergência, Vigilância à Saúde e Assistência Farmacêutica como Unidades Básicas de Saúde (UBS), SAMU e Pronto Socorro Central. Ao final de agosto, os estudantes irão propor cinco projetos ou desafios para trabalharem juntos com as coordenações de saúde pelos próximos meses.

Para o articulador da Atenção Básica e coordenador da Saúde Bucal, Gabriel Gonçalves Mariano, a ida a vários serviços de saúde amplia o conhecimento dos alunos. “Sendo alunos de uma área distinta da saúde, eles trazem um olhar muito rico e diferenciado. O que a gente quis fazer foi a comparação de diferentes serviços de saúde. Sabemos das necessidades que temos, mas temos muito para mostrar, ensinar que a gente sabe trabalhar os nós críticos”, explicou.

As estudantes do 6º semestre, Daniela Kow e Marina Jabur, participaram do projeto de imersão, em abril, e retornaram à Diadema para cursar a disciplina. “O projeto foi muito legal, mas foi uma semana. A gente viu muita coisa, mas não deu para aprofundar. Estou bem empolgada de voltar agora. Lembro do Ambulatório Diatrans, é muito legal poder ver essa comparação, essa evolução e poder aprofundar mais nessas questões”, afirma Daniela. Marina vê nas dificuldades, um desafio a ser superado. “A gente sabe que falta de profissional é um problema não só da saúde, mas vários lugares tem dificuldade de contratação. As vezes não tem uma solução tão fácil ou a curto prazo, mas se colocar nesse lugar de desafio e não só da teoria é tornar prático tudo o que a gente vem estudando nesses três anos”, ressalta Marina.

PARCERIA

A disciplina é fruto da parceria entre a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e a Fundação Getúlio Vargas. A primeira imersão para acompanhar os serviços da rede municipal foi realizada no segundo semestre de 2021 e uma segunda turma em abril deste ano.

Compartilhar:
1
Crédito:Arquivo PMD
1
Crédito:Arquivo PMD Sistema de saúde em Diadema vira campo de estágio para alunos de Administração Pública da FGV

  • Data: 22/08/2022 01:08
  • Alterado:16/08/2023 00:08
  • Autor: Renata Nascimento
  • Fonte: PMD









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados