Prefeitura intensifica diálogo com o Conselho Popular de Saúde em Diadema

Filippi participa de reunião de trabalho realizada no auditório do Quarteirão da Saúde para aproximar ainda mais a gestão dos conselheiros eleitos pela população para garantir melhorias

  • Data: 15/08/2022 14:08
  • Alterado: 16/08/2023 22:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD
Prefeitura intensifica diálogo com o Conselho Popular de Saúde em Diadema

Prefeitura intensifica diálogo com o Conselho Popular de Saúde em Diadema

Crédito:Mauro Pedroso

Você está em:

A Prefeitura de Diadema estreitou o canal de diálogo com o Conselho Popular de Saúde. Na sexta-feira (12), o prefeito José de Filippi Júnior e a secretária municipal da Saúde, Dra Rejane Calixto, participaram, no auditório do Quarteirão da Saúde, da reunião ordinária do Conselho Popular de Saúde, justamente com o objetivo de garantir uma aproximação ainda maior da gestão com o grupo e dialogar sobre os avanços e os desafios para fortalecer a saúde, com foco principalmente na Atenção Básica do município.

Também estavam presentes no encontro as secretárias de Governo, Kenia Lucas, e de Planejamento, Fátima Queiroz, além de 47 conselheiros, todos os gerentes dos serviços de saúde, técnicos, assessores e convidados.

A presidente do Conselho Popular de Saúde, Maria Aparecida Flaviano Gomes, celebrou a reunião presencial. “Precisamos ter mais encontros como esse. Vamos representar bem o voto daqueles que saíram de casa para nos eleger como seus representantes”, afirmou. 

Em sua fala, Filippi garantiu aos conselheiros que vai manter uma agenda permanente de participação nas reuniões do conselho e apresentou algumas das melhorias que virão pela frente. “A saúde tem dois desafios, manter o que já existe funcionando bem e planejar o futuro. Vamos ter o novo hospital municipal que será construído no local onde funciona o Paço, o Pronto Socorro Central vai virar uma UPA, assim como os Pronto Atendimentos do Paineiras e do Eldorado”.

Participação popular

Outro ponto fundamental do encontro foi possibilitar que os conselheiros de cada uma das 20 Unidades Básicas de Saúde se manifestassem sobre a realidade local: entre elogios, cobranças e sugestões, todos os relatos foram sistematizadas pela equipe da Coordenação da Atenção Básica para monitoramento das demandas pela área. 

Após a fala dos conselheiros, os gerentes das UBSs tiveram três minutos para se colocar, apresentar as ações que estão sendo feitas e responder os apontamentos feitos anteriormente. 

A secretária municipal da Saúde, Dra Rejane Calixto, ressaltou que a gestão está comprometida em garantir a participação popular. “Não podemos ter medo de ouvir o povo. Como sempre falo e isso é muito verdadeiro, se a gente não ouvir o povo, vamos errar mais. Por isso, um dos nossos indicadores é exatamente saber se as reuniões dos Conselhos Gestores estão acontecendo, porque temos que garantir esse espaço de fala”. 

Respondendo a uma demanda de vários conselheiros, a secretária também falou sobre a importância de investir em capacitação para melhorar o acolhimento nas recepções das unidades. “Esse é um desafio que vamos enfrentar e já estamos trabalhando para superar. Se a gente não atende bem a população, todo o esforço e todo o trabalho bem feito não tem efeito”, ressaltou. 

Avanços

A conselheira Selma Aparecida da Silva, da UBS Paineiras, falou sobre a necessidade de completar o quadro de profissionais na unidade e deu dados sobre os atendimentos realizados no último mês na unidade, como número de consultas e absenteísmo (quando o usuário falta em uma consulta agendada). A usuária também comentou sobre a implantação do Grupo de Caminhada na unidade, que está bem ativo e participativo e relatou sobre o problema da manutenção na unidade, que será solucionado com a chegada do Programa UBS nota 10. “Quero agradecer pelo que foi feito e dizer que as coisas estão engrenando”.

Já a conselheira Maria de Abreu Komatsu, conhecida como Maria Doce de Abóbora, discorreu sobre as obras do Programa UBS Nota 10 na UBS São José que estão sendo finalizadas na unidade e em sua fala pediu para a gestão ter um olhar carinhoso para as pessoas da terceira idade para avançar com as políticas públicas para a essa população. “Estamos juntos e misturados”.

Sebastiana Sergio da Silva Reis, conselheira da UBS Casa Grande, elogiou o trabalho que vem sendo feito na Unidade, que também já recebeu as melhorias do Programa UBS Nota 10. “As coisas estão melhorando e espero que continue melhorando muito mais”.  

A gerente da UBS Paulina, Ana Carolina Untem, fez questão de destacar a importância da participação do conselho para efetivar a conquista do novo prédio da UBS. “Estou há 12 anos na unidade e nunca vi um espaço de discussão como esse. Temos que lembrar que já melhorou bastante. É muita diferença! Antes faltava papel higiênico e os funcionários faziam vaquinha para comprar coisas básicas. Estamos no novo prédio, a ambiência da unidade trouxe mais conforto para os usuários e para os funcionários, gerou diminuição das reclamações, conseguimos trazer ultrassom para a UBS, a parte da segurança, por exemplo, antes tinha muito assalto e como as câmeras isso melhorou”, afirmou. 

Programa UBS Nota 10 

Iniciado no ano passado, o Programa “UBS Nota 10. Mais acolhedora. Mais acessível. Mais humana” já contemplou as UBSs Nações, Centro, Vila Paulina, Ruyce, Nova Conquista e Conceição, o que representa 40% das UBS de Diadema. A meta é que todas as 20 UBS sejam beneficiadas pelo programa até o final de 2022.

Além de revitalização da estrutura física, o programa prevê avanços, como equipe médica completa; abastecimento de remédios e insumos; vigilância patrimonial por videomonitoramento 24h; equipe uniformizada; treinamento e sensibilização das equipes para a garantia de um atendimento de qualidade à população; rede de informatização, tanto em equipamentos como em conectividade; e implantação de dispositivos que possibilitem a prática de teleatendimento e teleconsulta até o final de 2022.

As ações são resultado do contrato de gestão estabelecido com a Organização Social Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), para gerenciamento, operacionalização e execução das ações em serviços de saúde para a rede assistencial a saúde de Diadema.

Compartilhar:
1
Crédito:Mauro Pedroso
1
Crédito:Mauro Pedroso Prefeitura intensifica diálogo com o Conselho Popular de Saúde em Diadema

  • Data: 15/08/2022 02:08
  • Alterado:16/08/2023 22:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados