Mostra em estações da Linha 4-Amarela de metrô ressalta a importância da vacinação
Em parceria com o Instituto de Ciências Biomédicas da USP, exposição tem como proposta conscientizar a população sobre a importância das vacinas
- Data: 05/08/2022 11:08
- Alterado: 05/08/2022 11:08
- Autor: Redação
- Fonte: ViaQuatro
Crédito:Edu Guimarães
A mais recente epidemia por vírus — a covid-19 — só foi controlada, com redução dos casos graves e mortes, por conta das vacinas surgidas para combater a doença. A história está repleta de situações similares. Com o desenvolvimento da ciência, foi possível, por exemplo, conter epidemias de poliomielite, sarampo, febre amarela, meningite e gripe, e eliminar a varíola — a primeira doença infecciosa erradicada por meio da vacinação.
Hoje o país conta com um calendário vacinal extenso, que começa já na primeira infância, entre recém-nascidos, e se estende até a vida adulta, protegendo pessoas de todas as faixas etárias. Para reforçar a necessidade de se vacinar, a ViaQuatro, em parceria com o Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP), leva em agosto para a Estação Oscar Freire, na Linha 4-Amarela, a mostra “Vacinação”. Em setembro, a exposição segue na Estação Higienópolis-Mackenzie.
Nos painéis, é contada a história da vacinação, com apresentação do surgimento e elaboração das vacinas ao longo dos anos. Traz de forma didática dados de erradicação de doenças por meio da imunização.
A história da vacina iniciou-se formalmente no século XVIII, em 1789, quando o médico inglês Edward Jenner utilizou o imunizante para prevenir a varíola, uma doença viral extremamente grave, que causava febre alta, dores de cabeça e no corpo, lesões na pele e morte.
“Com essa exposição, a concessionária reforça sua preocupação com a saúde de seus passageiros e se alinha a um debate extremamente atual: a importância de seguir as recomendações científicas e aderir, corretamente, às vacinas disponíveis”, afirma Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da ViaQuatro.
Serviço
Mostra “Vacinação” – Linha 4-Amarela
Até 31 de agosto — Estação Oscar Freire
De 6 a 30 de setembro — Estação Higienópolis-Mackenzie